quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Comissão aprova limite de 25 alunos para a pré-escola

DE BRASÍLIA - O Senado aprovou ontem projeto que limita a 25 o número de alunos nas turmas de pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental. As turmas dos anos seguintes do ensino fundamental e todas do ensino médio, pelo projeto, devem ter no máximo 35 alunos cada uma.
O texto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado, por isso segue para análise da Câmara, se não houver recurso, para ser votado em plenário.
O projeto altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que estabelece a cada Estado a responsabilidade de definir os limites de alunos por turma.
Autor do projeto, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o objetivo é "buscar melhores condições de aprendizagem para as crianças", o que ocorre se for menor a relação entre professor e número de alunos.
"A superlotação é um dos problemas que mais incomodam os professores, reduzindo suas expectativas em torno do sucesso de seus alunos", disse a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), relatora do projeto.

Sob ameaça de morte Nelter Queiróz pede licença da Assembléia

Dep. Nelter Queiroz e Kelps Lima
O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) fez pronunciamento na manhã desta terça-feira (16), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, comunicando oficialmente seu licenciamento da Casa, até fevereiro de 2013, sem ônus, para tratar de assuntos particulares.
Durante o período de licença, o parlamentar do PMDB será substituído pelo suplente Kelps Lima (PR), que em 2010 obteve 29.956 votos, sendo o primeiro suplente da coligação.
A posse de Kelps deverá ocorrer nesta quinta-feira (18).


Nelter, que chegou a se emocionar durante o pronunciamento lembrando sua trajetória política, iniciada pelo pai Nelson Queiroz, recebeu aparte de solidariedade de vários colegas deputados.

O deputado anda sob proteção policial e diz que está ameaçado de morte por desafetos políticos.
Fonte: Blog Políticas e Políticos

Comissão do Meio Ambiente aprova projeto do deputado federal Fábio Faria


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) aprovou hoje o relatório do deputado Irajá Abreu (PSD/TO) sobre o PL 6314/2009 de autoria do deputado Fábio Faria, que regulamenta a profissão de bugueiro.
“Este Projeto tramita desde 2009 e será avaliado agora pela Comissão de Trabalho. Estamos discutindo com deputados da Comissão para ampliarmos o objetivo da proposição e possamos regulamentar a atividade do buggy-turismo, atendendo assim a todos os anseios da categoria” Fábio Faria.
Fonte:  Panorama Político

Na praia de Touros mar continua avançando e provoca estragos



Com ventos fortes e mar bravio, pescadores não vão pescar.    É comum vê-los no calçadão da orla marítima desolados, no silêncio e com o olhar distante para o oceano.   As ondas gigantes e o vento forte,  deixam os bravos pescadores tímidos, com receio de colocar a vida em risco.

O mar continua avançando no seu quaro dia de destroço na praia de Touros.   Em meio ao desolamento, jovens aproveitam as ondas para surfar, com pensamentos  distante do que sentem os pescadores, que fazem do mar o sustento de suas famílias.

Segue-se um percurso em busca de respostas, as quais, estão diante de todos:  “a natureza procura o seu espaço”.
Jovens surfam aproveitando as ondas
 
 
Férias de janeiro de 2012

Fátima Bezerra faz balanço das eleições no RN

Em Touros, Ney Leite tem o apoio de Fátima Bezerra
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve na tribuna da Câmara dos Deputados no início da noite desta segunda-feira (15), onde apresentou o resultado do PT nas eleições municipais de 07 de outubro no Brasil e no RN. Deputada também reforçou os motivos que levaram o partido a declarar apoio ao candidato Carlos Eduardo (PDT) no segundo turno em Natal.
“Reelegemos os prefeitos Francisco, em Parelhas, e Leonardo em Ipanguaçu, e ainda elegemos prefeitos e prefeitas em Ouro Branco, com Doutora Fátima, em Pureza, com Maria do Sindicato, em Serra Negra, com Urbano, em Serrinha dos Pintos, com Rosânia e em Serra do Mel, com Manuel Cândido. 
Conquistamos também as vices prefeituras de Currais Novos, Caraúbas, Parazinho, Senador Elói de Souza, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Riacho de Santana, Messias Targino e Ielmo Marinho, e ampliamos bastante os nossos vereadores e vereadoras. Na capital, o PT contrariou todas as pesquisas eleitorais e, com a força da sua militância, conseguiu obter uma expressiva votação.

Ney Leite participa de Congresso em Recife



O vereador Ney Leite, viajou nesta quarta-feira(17), com os colegas da Câmara Municipal de Touros, para participar do 562º Curso de Capacitação para Vereadores, Prefeitos, Vice-prefeitos, Secretários Municipais, Assessores e Servidores, que acontecerá de 17 à 21 deste, em Recife-Pe.

De Recife, o prefeito eleito segue para Brasília, onde se encontrará com a deputada federal Fátima Bezerra, Felipe Maia, entre outros.    Priorizando saúde, educação e turismo, Ney vai a capital federal a busca de sustentação para o seu primeiro ano de mandato, a partir de 1º de janeiro de 2013.

Câmara recebe notificação para dar posse ao suplente Hidelbrando Vicente



Foto:  Arquivo - Hildebrando e Aldo Torquato
A secretaria da Câmara Municipal de João Câmara recebeu nesta  terça-feira(16) ofício de nº 399/2012 do Tribunal Regional Eleitoral(TRE-RN) datado de 11/10/2012 que decreta  a perda do mandato do vereador Aldo Torquato(PT) e manda dar posse ao 1º suplente da coligação formada pelos partidos: PTB, PC do B, PV, PT, PSC, PR, PSDB, PP e PPS, Hidelbrando Vicente Nunes.

Caberá agora ao presidente da Casa Legislativa, vereador Pedro França marcar a sessão solene de posse do suplente Branco Vicente como é mais conhecido.

Terra volta a tremer na região de Pedra Preta


Um novo tremor de terra de magnitude 1.8, ocorreu na região de Pedra Preta por volta das 05h44 desta terça-feira(16) conforme registro da estação de sismologia instalada no município de Riachuelo e pelas estações da Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil de Livramento e Paraú.

A atividade sísmica em Pedra Preta continua na forma de enxame sísmico desde dezembro de 2010. Essa forma particular de atividade, com sismos ocorrendo por um longo período, são ideais, quando o objetivo é estudar a atividade sísmica com redes locais. 

Um estudo com redes locais já foi feito em dezembro de 2010 com o apoio do INCT de Estudos Tectônicos (INCT-ET). Um trabalho preliminar (Dantas et al., 2011) mostrou que a atividade sísmica não está correlacionada com falhas geológicas mapeadas e, sendo assim, a nova falha sismogênica recebeu o nome de Falha de Cabeço Preto.
Fonte:   Blog Assis Silva