domingo, 25 de novembro de 2012

Touros: Santuário do Bom Jesus dos Navegantes será anunciado no início de 2013



Entronização da Imagem:  02/01/2012 - Foto:  Dione Nascimento
Neste domingo(25), durante a Ação de Graças, da missa das 19h30, na matriz do Bom Jesus dos Navegantes, o padre Jailson Nunes de Brito, vigário paroquial,  informou que o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciará a criação do Santuário de Touros, no início de 2013, o qual, foi indicado como ponto de indulgência plenária no Ano da Fé.

O Arcebispo de Natal participa da Festa do Padroeiro sempre no dia 2 de janeiro, quando da missa de entronização da imagem.    Neste ano de 2012, Dom Jaime anunciou a possibilidade de Touros se tornar santuário, atendendo a pedido de Monsenhor Lucena Dias, pároco emérito de João Câmara.

Fica a expectativa de quem será o primeiro administrador do Santuário do Bom Jesus dos Navegantes.    Afinal, um santuário, não é apenas uma matriz e capelas.  É um santuário!
Por Dione Nascimento - touros1501

Dom Jaime decreta Ano da Fé na Arquidiocese de Natal

DECRETO n° 06/2012
ANO DA FÉ NA ARQUIDIOCESE DE NATAL
Considerando que o Santo Padre Bento XVI proclamou o ano da Fé, de 11 de outubro passado a 24 de novembro de 2013, onde tenciona convidar o Povo de Deus, do qual é Pastor universal, assim como os irmãos Bispos de todo o orbe, para que se unam ao Sucessor de Pedro, no tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, a fim de comemorar o dom precioso da fé.
Ao longo de todo o Ano da fé, poderão alcançar a Indulgência plenária da pena temporal para os próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos, a todos os fiéis deveras arrependidos, que se confessem de modo devido, comunguem sacramentalmente e orem segundo as intenções do Sumo Pontífice:
1º) cada vez que participarem em pelo menos três momentos de pregações durante as Missões Sagradas, ou então em pelo menos três lições sobre os Documentos do Concílio Vaticano II e sobre os Artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer igreja ou lugar idôneo;
2º) cada vez que visitarem em forma de peregrinação uma Basílica Papal, uma catacumba cristã, uma Igreja Catedral, um lugar sagrado;
Ficam designados na nossa Arquidiocese de Natal os seguintes lugares: Catedral de Nossa Senhora da Apresentação - Tirol, Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – Cidade Alta, Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha - Tirol, Matriz
de Nossa Senhora de Lourdes, onde estão os restos mortais do Pe. João Maria - Petrópolis, Santuário dos Santos Reis - Bairro dos Santos Reis, Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu - Bairro de Nazaré, Santuário dos Mártires em Uruaçu – São Gonçalo do Amarante, Santuário da Chama do Amor - Mártires de Cunhaú – Canguaretama, Santuário de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz e a Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes de Touros que será elevada à condição de Santuário no início do próximo ano.
3º) cada vez que, nos dias determinados pelo Ordinário do lugar, em qualquer lugar sagrado participarem numa solene celebração eucarística ou na liturgia das horas, acrescentando a Profissão de Fé de qualquer forma legítima.
Ficam determinados os seguintes dias: 22 de fevereiro – Cátedra de São Pedro, 31 de março – Páscoa do Senhor, 30 de maio – Corpus Christi, 30 de junho – Solenidade de São Pedro e São Paulo, 16 de julho – Morticínio de Cunhaú - 03 de outubro – Protomártires do Brasil , 21 de novembro – Nossa Senhora da Apresentação, 24 de novembro – encerramento do Ano da fé e ainda mais o dia do padroeiro(a) de cada paróquia.
O presente Decreto tem validade unicamente para o Ano da fé.
Dado e passado nesta Arquiepiscopal Cidade do Natal, aos vinte e um dias do mês de novembro na Festa de Nossa Senhora da Apresentação, do ano do Senhor de dois mil e doze, sob o nosso sinal e selo de nossa chancelaria.
Dom Jaime Vieira Rocha
ARCEBISPO METROPOLITANO
Pe. Valtair Lira Lucas
CHANCELER
CÚRIA METROPOLITANA
LIVRO DE DECRETOS DE CRIAÇÃO DE PARÓQUIAS – n. 06, fl. 48

Dilma supera Lula em pesquisa Ibope sobre a eleição de 2014

Presidente Dilma e Lula
A presidente Dilma Rousseff (PT) superou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em intenções de voto para as eleições presidenciais de 2014, segundo uma pesquisa Ibope divulgada neste domingo (25).

Dilma, eleita em 2010 e que deve concorrer à reeleição, foi citada espontaneamente por 26% dos entrevistados pelo como candidata favorita nas eleições de 2014, segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

Lula foi citado por 19% dos 2.002 eleitores ouvidos em 143 municípios entre os dias 8 e 12 de novembro.

Os sete pontos de diferença entre a atual governante e seu mentor político superam a margem de erro do levantamento de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os resultados fazem parte de uma pesquisa espontânea, ou seja, quando o eleitor sondado responde sua preferência diretamente sem que seja mostrada uma lista de possíveis candidatos.
Fonte:  UOL

Natal lança pôster oficial da Copa 2014

Pôster oficial da Copa 2014 em Natal
A capital potiguar lançou neste domingo (25), o seu pôster oficial de cidade-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em cerimônia realizada na Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial e cartão postal da cidade. Além de Natal, as outras onze cidades-sedes também lançaram seus pôsteres oficiais neste domingo, em uma ação coordenada com a FIFA. O pôster tem por objetivo representar a identidade da cidade-sede, assim como tornar-se mais uma ferramenta para promover também o turismo local. O evento deverá trazer uma média de 300 mil visitantes para a capital potiguar.

 O pôster e o Boi de Reis

Representando a cultura potiguar em sua essência e seus grupos folclóricos que inspiram e representam o nosso estado, o Pôster Oficial é trazido pelo Boi de Reis, que homenageiam os Reis Magos, símbolo constante do município do Natal e da Fortaleza do Reis Magos.

Folguedo icônico, o Boi de Reis tem sua origem no teatro popular medieval da Península Ibérica. Trata-se de um auto em homenagem aos Santos Reis, unindo a temática dos reisados ao auto do Bumba-Meu-Boi. Apresenta-se em 6 de janeiro, dia de Reis, e se prolonga até 3 de fevereiro, quando ocorre a festa de São Brás. O número de integrantes varia entre doze e vinte, que formam alas com personagens, dentre eles o Boi, Pai Francisco, Catirina, Doutor, Ema, Vaqueiro e Urubu.

Histórico

A Copa do Mundo da FIFA 1998TM na França foi a primeira a ter pôsteres para promover o papel das Sedes em relação à competição. Estudantes de arte da França foram convidados a oferecer desenhos para sua Sede como parte da campanha do COL nacional. Na Copa da Alemanha em 2006, pela primeira vez, as sedes foram convidadas pela FIFA e pelo COL para criarem seus próprios desenhos do Pôster da Sede.

Com informações da Secult-RN

Touros: mureta e gramado do Campo de Futebol de Cajueiro custará aos cofres públicos 13 mil reais



Prefeitura de Touros readéqua para 13 mil execução de cerca e mureta de proteção e gramado do Campo de Futebol de Cajueiro.

Como é o Céu?

O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele (§1024-1028)
 
Ninguém será capaz de descrever plenamente como é o Céu, pois é algo inefável, que não há palavras para explicar. São Paulo disse que aos coríntios que: “o que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. (1Cor 2,9).
 
Diz o nosso Catecismo que: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o vêem “tal como ele é” (1Jo 3,2), face a face: (1Cor 13, 12; Ap 22, 4)”