domingo, 16 de dezembro de 2012

Mãe de Maria Betânia e Caetano Veloso sofre AVC aos 105 anos

Dona Canô
A mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, conhecida por Dona Canô, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na noite de sábado e encontra-se internada no hospital de São Rafael, em Salvador (Brasil), desde quinta-feira.
 
Aos 105 anos, Claudionor Viana Teles Veloso está na Unidade Cardiovascular Intensiva (UCI) do hospital, mas continua lúcida e já conversou com o filho, Caetano, no hospital.

De acordo com o jornal ‘O Globo’, assim que souberam da notícia do estado de saúde da mãe, os filhos acorreram à unidade de saúde.
 
“Apenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm”, disse um dia Dona Canô, que é hoje tida como um símbolo das baianas.

Corinthians ganha bi-campeonato mundial de futebol; vitória da superação e da raça corintiana

E aquilo que poucos acreditavam – a não ser a fiel Nação Corintiana – acabou acontecendo. O glorioso Corinthians foi Campeão Mundial nesta manhã deste domingo (16/12), vencendo o poderoso Chelsea, da Inglaterra, por um a zero.
 
Mais do que o apertado resultado do jogo, o que valeu mesmo foi a superação corintiana. Time sem grandes estrelas, mas com um esquema tático e disciplinar impressionante – e foi com isso que ganhou os principais títulos de futebol que disputou, nos últimos anos.
Foi campeão de São Paulo, do Brasileiro, do Sul Americano, da Libertadores da América – e finalmente bi-campeão do mundo, em jogo disputado em Tóquio, no Japão. 
 
O Corinthians é time de massa – mais de 50% dos torcedores paulistanos torcem por ele; o resto torce pelos demais clubes. É também, junto com o Flamengo, o time de maior torcida do Brasil – segundo o DataFolha, 17% da torcida brasileira é corintiana.
 
Este também é o time da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada de São Paulo – que tem até escola de samba -, de São Jorge, o santo guerreiro corintiano, do gavião, símbolo do time, e do “bando de loucos”, como é chamada sua torcida...
Emanuel Neri

Formiga vira prato no Interior de SP


Quando os trovões ecoam nas tardes da primavera, começam a estourar nas panelas da pacata cidade de Silveiras, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, as formigas içá. O inseto conhecido como uma ameaça à lavoura vira refeição, sendo servido de várias formas. A caça movimenta grande parte da população do município, que tem pouco mais de 6 mil habitantes, e que esperam o ano todo ansiosamente para saborear a iguaria.
 
Os trovões são um alerta de que chegou a temporada da caça às içás, as fêmeas da formiga saúva, conhecidas também como bitu ou içá-bitu. Após as pancadas de chuva ocorrem as revoadas de acasalamento entre as içás e os bitus. Mas, em vez de saírem do formigueiro para encontrar parceiros e darem origem a uma nova colônia, os insetos têm um outro destino: as panelas.
 
A tradição é centenária e leva adultos e crianças à busca pela iguaria entre os meses de outubro e novembro.O hábito foi herdado dos indígenas e passado através dos tempos aos tropeiros. A tradição se mantém até hoje.

Devido a seca, rebanho não resiste e morre de sede e fome

Foto: Magnus Nascimento (TN)
O ano de 2012 não foi bom para os agricultores e criadores de gado do Rio Grande do Norte. Após uma das mais severas secas dos últimos anos, o Estado viu a produção de grãos cair, o rebanho bovino ser dizimado em algumas localidades e a oferta de água nas comunidades rurais passar a ser racionada. Um dos dados disponíveis demonstra o impacto que a estiagem trouxe para o RN: o número de cadastrados para obter o milho subsidiado pelo Governo Federal cresceu mais de quatro vezes do ano passado para 2012, segundo dados da Conab/RN. Eram 3,5 mil em dezembro de 2011. Hoje são 14,3 mil cadastrados.

Após o agravamento do problema, o poder público, incluindo o Governo Federal, estados e municípios, anunciaram uma série de medidas para ajudar a população a conviver com a estiagem. Distribuição de alimento para o rebanho, oferta de água para as comunidades rurais, construção de barragens subterrâneas e poços tubulares, entre outras iniciativas. Esses foram os principais projetos anunciados. Contudo, de acordo com o que relatam produtores do interior do Estado, a ajuda ainda não foi efetiva.
 

Comentário do Blog

Blogger JOÃO NELO DE OLIVEIRA disse...
FICO FELIZ QUANDO ALGUÉM COMPLETA UMA IDADE COMO ESTA, COMO EU DESEJO QUE A MINHA CHEGUE A ESTA IDADE. PARABÉNS

MARIA DÉBORA - FELIZES 90 ANOS DE VIDA

Maria Débora do Nascimento "Parabéns pelos 90 anos de vida"

Maria Débora do Nascimento, nascida em Touros em 16 de dezembro de 1922, filha de José Luiz Tenório e Ernestina Mendes Tenório.   Viúva de Lucilo Afonso do Nascimento, com quem teve 12 filhos:  João Batista, Luiz Carlos, José Arimatéia, Pedro Afonso, Manoel Torquato, Ernestina, Maria Dione, Maria Deuza, Maria Dilma, Dione Maria, Doralúcia e Débora Maria.  Avó de 12 netos, 16 bisnetos e 5 tataranetos.  Ontem(15), recebeu de presente mais um tataraneto João Carlos, nasceu em Natal, às 15:30 horas, filho da bisneta, Layana Débora.

Seus irmãos Luiz Tenório Neto, Sebastião Tenório e João Tenório e as irmãs, Maria Fausta Tenório, Maria Carmelita Tenório, Maria Eudócia Tenório Viana e Maria Sinhá Tenório.   Seu único cunhado, o desenhista  Delfreres Ribeiro Viana(in memorian).
Viúva aos 57 anos, seu legado foi cuidar dos filhos e netos.   A exemplo do esposo, aprendeu a cultivar o exercício de cidadania, votou nas últimas eleições aos 89 anos.  O seu amor ao próximo e a Deus, a Virgem Maria e a Cristo é o bastante, para todas as gerações, que veem no seu exemplo, o verdadeiro retrato de uma mulher forte e fiel a seu Deus e a sua Igreja.   Sua maior alegria sempre foi estar em adoração a Deus, diante do Santíssimo Sacramento e na hora da comunhão.  Quem sabe, aí está a resposta do amor pela vida, mesmo tendo sido acometida de três derrames, pois para ela, em tudo está a luz do Espírito Santo.   Neste sábado ela disse:  -“ Nossa Senhora veio me visitar... como ela é linda!” 

"Chegar aos 90 anos é poder olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grata, é ser forte, é ser imagem do Criador.
É ser rima, é ser verso, é ser canção, na alegria ou na tristeza.
É ver Deus em todo o universo, naquele que ama e naquilo que ver.
É ser criatura, absorvendo a criação e vendo no outro o desejo da continuação.
Parabéns dona Débora, minha mãe, minha rainha."
FELIZES 90 ANOS DE VIDA!
Sua filha, Dione Nascimento

TOUROS LEMBRA O ILUSTRE FILHO NILSON PATRIOTA



Nilson Patriota - Touros/RN

Antônio Nilson Patriota “Nilson Patriota”, se vivo faria 82 anos.  Nascido em Touros, no dia 16 de dezembro de 1930, filho de Nelson Ferreira Patriota e Maria Segunda Patriota.

SUAS OBRAS:

Vôo de Pássaro (crônicas);  Itajubá Esquecido (ensaio biográfico);  Um Gosto Amargo de Fim (romance);  Uma Canção ao Entardecer (contos);  Touros – uma Cidade do Brasil;  Noturno de Touros (Poesias).