sábado, 26 de janeiro de 2013

Policiais Militares do Pelotão Destacado de Touros mostram elevado preparo técnico e prendem empresário portando drogas e arma de fogo na Pousada da Kika em Carnaubinha




Material encontrado com o empresário na Pousada da Kika
Na última quinta-feira(24), por volta de 01h30min, madrugada de veraneio em Touros, Policiais Militares foram informados por telefone, de que uma garota de programa, enviou uma mensagem para o seu facebook de um colega, avisando que estava em Touros, mas precisamente na Pousada da Kika, na praia de Carnaubinha, com um empresário, e que o mesmo estava lhe ameaçando de morte, já tinha lhe agredido e que o mesmo estava armado.   

Ao chegar no local informado, os policiais constataram que se tratava do empresário, Renato Borges Miranda, 41 anos de idade, natural de Parnamirim e que o seu estado não era normal causando suspeita de alguma substância entorpecente.  O acusado que gritava em alto tom, que se algumém se aproximasse ele mataria.
 
Com habilidade os policiais cercaram a pousada e conseguiram dominar o acusado que estava completamente descontrolado.   No poder do empresário  estava a vítima, Sabrina Lopes da Silva, 21 anos,  e sobre a mesa uma faca, papelotes e um canudo com vestígios de substância que aparentava ser cocaína.  Perguntada a Sabrina se eles haviam cheirado cocaína, ela confirmou que vinham usando a droga desde a segunda-feira(21).

No veículo do empresário foi encontrado 01 revólver calibre 38 com 6 munições intactas.  O acusado foi conduzido pelos Policiais Militares do Pelotão Destacado de Touros, para a DP, demonstrando o elevado preparo técnico adequado ao enfrentamento de situação de perigo.

Touros realiza operação cidade limpa e secretário faz reunião para levar proposta aos garis e apresentar metas



Habib Chalita Jr., Marcão, Klaus e Luizinho Penha reunidos com garis
A Secretaria de Obras e Saneamento Ambiental de Touros vem realizando a uma semana a operação cidade limpa.  Na tarde desta sexta-feira(25), o secretário Klaus Von Martins Poroca, reuniu secretários e garis para pedir o apoio de fazer de Touros uma cidade tipicamente turística, pronta para a população, turistas, veranista e carnavalescos, já que estamos a uma semana do carnaval.  O trabalho de limpeza na cidade já está sendo reconhecido pela população, através dos mutirões que estão sendo realizados. Isto, graças ao empenho do gari e a maior parte da população, disse Klaus.

Para atingir este objetivo, a prefeitura estará em parceria com a empresa Liberty Fomento e Empreendimentos Ltda, que, segundo o seu proprietário Marcos Antônio Braga Ponte-Marcão, “essa parceria entre os órgãos é muito importante porque ajuda a manter a cidade limpa e atender anseios da comunidade”, disse Marcão.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente, Habib Chalita Jr, garantiu que dentro do projeto de limpeza da cidade estará um “mascote”, o qual fará parte de todos os 12 eventos programados, 1 por mês, durante o ano de 2013.  

O trabalho vai ser realizado em diversos setores de Touros.   Será feito poda de árvores, pinturas de faixas de pedestres, roçagem, limpeza nas bocas de lobos, troca de lâmpadas queimadas e conscientização para manter a cidade limpa. 

Segundo o secretário Klaus, a diferença na limpeza da cidade já é visível e ela se estenderá para os distritos de São José, Perobas, Carnaubinha, Cajueiro, Boa Cica, Santa Luzia e Lagoa do Sal.  E, que, após terminado esse mutirão cada comunidade terá um pessoal responsável para manter a limpeza na comunidade.
Garis se esforçam para deixar a cidade de Touros pronta para o Carnaval
Também estavam presente o diretor de Limpeza Urbana-Theywe Merkley “Boneco”, o secretário adjunto da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente-Luiz Cláudio Penha da Silva, o coordenador da Imprensa e do Markenting-Francisco Canindé de Araújo “Inácio Araújo”, e o secretário adjunto da Secretaria de Obras e Saneamento Ambiental-João Maria Cruz.

Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Touros monta “força tarefa” para atender a mais de 1.700 famílias que estão com seus benefícios bloqueados.


Glorimar Guerra, Andrea Karine e Luz Marina
A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Touros, sentiu-se obrigada a montar uma equipe composta por 6 pessoas especializadas  no assunto, formando uma “Força Tarefa”, em virtude do diagnóstico constatado da situação do Cadastro Único do Município, onde mais de 1.700 famílias estão sendo prejudicadas por não terem os seus cadastros atualizados.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal  é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm:    renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.  .   As outras irão receber outros benefícios, que não é a transferência de renda, mas são tão importantes para emancipação da família como a transferência de renda.  Famílias que fizeram o cadastro pela primeira vez e nunca vieram atualizar.   

Mais de 1.700 famílias estão com seus benefícios bloqueados, e correm o risco de serem cancelados a partir de março.  Tendo sido constatado inclusive  que essas famílias fizeram o Cadastro Único e não receberam qualquer benefício,  a prioridade do recadastramento será para essas famílias.

Segundo Luz Marina, Assistente Social da SETAS, a disposição da Prefeitura de Touros,as pessoas costumam erradamente associar Cadastro Único com Bolsa Família.   O Cadastro Único é a porta de entrada de todos os programas federais, Inclusive o PROUNE,  Minha Casa Minha Vida,  a Tarifa Social da Energia Elétrica, etc.  

Ciente da situação encontrada  o Ministério Público  achou por bem fazer uma auditoria para ver se a  família mudou, ou quem pode  ter acesso a outros programas.   Temos famílias que fizeram o cadastro em 2005, 2006 e nunca vieram atualizar", disse Luz Marina.

A partir de março, a prioridade será para os pescadores artesanais, agricultores, famílias acampadas e famílias assentadas. 

A expectativa é que até junho, tudo esteja solucionado.  Como havia essa quantidade de mais de 1.700 famílias em situação de bloqueio, foi contratada uma Força Tarefa, que a secretaria montou com mais de 6 pessoas  capacitadas no assunto, o que está mostrando um perfeito funcionamento, afirma a secretária de Ação Social, Andrea Karine Cruz Souza Ribeiro.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

Os Meninos de Goiás visitam Touros


Wesley & Alexandre visitam Touros
A dupla Wesley & Alexandre, mais conhecida por “Os meninos de Goiás”, visitaram a cidade de Touros, nesta última sexta-feira(27).  Há um mês, a dupla partiu de Goiânia e está percorrendo o Nordeste, trazendo na bagagem,  4 CDs lançados pela gravadora Elo da Graça, que apresentam em turnê, como cantores gospel.    


Na Esquina do Brasil, visitaram o Palácio Porto Filho, sede da Prefeitura de Touros.