sábado, 2 de março de 2013

Colônia de Pescadores Z-2 de Touros recebe pescadores para o seguro defeso


Pescadores de Touros são beneficiados com seguro defeso (Fotos: Dione Nascimento)

A Colônia de Pescadores Z-2 de Touros, “Lucilo Afonso do Nascimento”, localizada na avenida prefeito José Américo, recebeu neste sábado(02/03), a gerente do Seguro Desemprego do SINE-RN, Edneide da Silva e a intermediadora de mão de obra Nayra Solange, receberem aproximadamente 400 pescadores que fizeram entrega de documentação para o Seguro Desemprego Defeso da lagosta, que é um benefício fornecido pelo Ministério do Trabalho.

Para o pescador ter direito ao seguro desemprego, tem que estar com toda documentação exigida pelo Ministério do Trabalho:  Carteira de Identidade-RG, CPF, PIS, RGP, Licença de Pesca (que é fornecido pelo dono do barco), Título de Inscrição (que consta o rol de embarque com o nome do pescador, informando que embarcou para pescar lagosta), e ter contribuído com a Previdência Social referente ao ano de 2012.

Um fator muito importante foi lembrado por Edneide Silva:  - “Onde há pesca de lagosta, o dono do barco não pode exigir que o pescador pague ao proprietário qualquer contribuição.   Caso aconteça, o pescador deverá procurar um órgão de fiscalização para fazer a denúncia, como a Polícia Federal, Ministério Público ou Ministério do Trabalho”, informou a gerente.

O período de defeso da lagosta teve início em 1º de dezembro e se estende até 30 de março, e os pescadores receberão os valores divididos em 6 parcelas.

Segundo, Iara Silva(36), 1ª secretária da Colônia Z-2, o governo federal concede este direito, para que durante este período, os pescadores não pesquem.  No município de Touros, aproximadamente 400 pescadores serão beneficiados com o seguro.

Nota de Falecimento



Os familiares de Maria Lúcia Joaquim, mais conhecida por Lúcia de Melão, faleceu neste sábado as 4 horas da manhã.   

O velório está sendo realizado em sua residência na avenida Lucilo Afonso do Nascimento e o sepultamento está programado para este domingo às 8 horas.

Macauenses visitam Touros após 45 anos residindo na capital paulista


Ilda, Dione e Socorro em visita a Touros

Em visita a Touros, neste final de semana as irmãs, macauenses, Maria do Socorro Duarte(66) e Ilda Duarte(65), que residem na capital paulista a 45 anos.  

Hospedadas na Pousada Bom Jesus, Maria do Socorro, disse, que esteve em Touros em companhia do Padre Antônio Antas, quando sua família passou a residir na cidade de Pedro Avelino, e que sempre teve desejo em voltar. 

- “Estar em Touros é um sonho realizado, disse Ilda.  Imaginava que fosse menor, e não tinha conhecimento da cidade histórica que é Touros. Quero voltar outras vezes!”

No Centro de Turismo, as irmãs Ilda e Socorro foram acolhidas pela repórter Dione Nascimento, que recepcionou as turistas com informações históricas do município e convidou-as para um almoço na Oca do Turismo, de propriedade da professora Fátima Ayres.

Primeira edição da 40 Graus se inicia na próxima segunda-feira em Natal/RN

Tudo deverá estar pronto até 2ª feira
A partir da próxima segunda-feira (04), os lojistas do Norte e Nordeste irão conhecer as novidades em calçados e acessórios dos principais fabricantes do país. Ao apresentar as coleções específicas, a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios promete um novo momento para o mercado calçadista, que passa a direcionar as suas produções para essas regiões, que têm desejos diferenciados do restante do Brasil. 
O evento segue até o dia 06 de março, das 10h às 18h, no Centro de Convenções de Natal, em Natal/RN.
O diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, explica que nos três dias do evento serão apresentadas mais de 200 marcas de produtos dos segmentos feminino, masculino e infantil. Pletsch ressalta que o objetivo da feira será unir as pontas da cadeia calçadista: os fabricantes e os lojistas.
Fonte:  Assis Silva

Cardeal brasileiro é cotado para ser novo papa

Dom Odilo Scherer

Um grupo de cardeais americanos, europeus e de países em desenvolvimento começou a apoiar a candidatura do cardeal brasileiro dom Odilo Scherer ao posto de novo papa.

De acordo com O Estado de São Paulo, o cardeal-arcebispo de São Paulo não se apresentou oficialmente como candidato ao cargo, mas é citado em conversas informais entre os demais cardeais que participarão do conclave, ainda sem data definida para acontecer.

Cardeais dos Estados Unidos têm apoiado a saída do pontificado das mãos de religiosos europeus. No entanto, em razão de escândalos sexuais que envolvem cardeais americanos, a chance de um deles ganhar um número amplo de votos é praticamente nula. Assim, Dom Odilo Scherer é a escolha de vários deles.

Em Roma, esse grupo de cardeais já busca apoio de outros religiosos para que Dom Odilo Scherer tenha número significativo de votos. “Isso será fundamental na primeira rodada”, afirmou uma fonte próxima aos cardeais.

O perfil do cardeal-arcebispo de São Paulo é favorável, segundo os seus colegas americanos. Ele tem 63 e é o mais jovem dos cardeais, mas é considerado de grande confiança pelo clero. Ocupa o cargo de inspetor das contas do Banco do Vaticano, o Instituto de Obras Religiosas, que vive séria crise financeira.

Dom Odilo Scherer, contudo, afirmou que é uma “fantasia” a existência de algum candidato a papa. “Dizer que, antes do conclave, já tem os candidatos prontinhos, faz parte da fantasia, que a gente compreende muito bem, mas não é a realidade do que significa, daqui pra frente, o trabalho do colégio cardinalício", afirmou o cardeal.

Flamengo é o favorito à conquista da Taça Guanabara, diz matemático

Flamengo de Hernane, observado por Dorival, é favorito na Taça Guanabara / Crédito: Maurício Val/VIPCOMM
O Flamengo é o favorito ao título da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, segundo cálculos do matemático Marcelo Leme de Arruda, do Chance de Gol. O Botafogo vem em segundo lugar. Ou seja, segundo os cálculos, há grandes chances do vencedor do duelo deste domingo ficar com a taça na próxima semana.

As chances do Fla estão calculadas em 39,1%. O Bota tem 36%. Neste domingo, a probabilidade de haver uma vitória rubro-negra é de 34,5%, contra 39,6% da equipe alvinegra. Porém, como há 22,8% de chances de a partida terminar empatada, e o Fla ter vantagem neste caso, a equipe de Dorival leva ampla vantagem nos cálculos do matemático.

Na outra chave, o duelo está mais equilibrado. O Vasco tem apenas 29% de chances de vencer. O empate também está em 22,8%. Nestes dois casos, o Cruz-maltino avança. Mas o favoritismo mesmo está com o Flu: 48,2% de probabilidade de triunfo tricolor.

As chances de taça para o Cruz-maltino são de 15,5%. O Flu tem apenas 7,4%. Mas, no futebol, nem sempre acontece o mais provável.
Por Redação Placar