quinta-feira, 7 de março de 2013

Touros: Prefeito recebe empresários para resolver problema causado pelo “lixão” de Santa Luzia


Prefeito Ney Leite foi ao "lixão" acompanhado do Presidente da Câmara Diego França e Henrique (Fotos:  Dione Nascimento)
O prefeito Ney Leite se reuniu nesta quinta-feira(7), com Henrique Muniz, responsável pelo Aterro Sanitário de Ceará Mirim, momento em que buscou-se viabilizar meios de resolver os problemas causados pelo “lixão” do distrito de Santa Luzia.  


Acompanhado do presidente da Cãmara Diego França, da vereadora Izabel Melo "professora Bel" e do responsável pelo aterro sanitário de Ceará Mirim, Henrique Muniz, o prefeito se dirigiu ao "lixão", onde é depositado a anos  todos os dejetos recolhidos pela Secretaria de Obras do Município, responsável pela limpeza pública no município e Touros. 

“Diante da gravidade, a ideia é construir uma estação de transbordo, atendendo não só Touros, mas toda região em torno do município.  Uma das soluções, é transportar todo o resíduo dessa região para o aterro sanitário de Ceará Mirim,” disse Henrique Muniz.

Dando seguimento, a empresa viabilizará junto a equipe técnica uma data para iniciar um teste desse projeto, e tão logo isso seja firmado, serão iniciados os trabalhos.
Vereadora Isabel Melo - professora Bel
O prefeito Ney Leite, manifestou a sua preocupação com os problemas ambientais que o “lixão” traz principalmente para o distrito de Santa Luzia, há muitos anos.  No entanto, cabe a ele, na qualidade de prefeito, encontrar solucionar o problema deixado por administrações anteriores a sua, e deseja que seja resolvido o mais rápido possível.

Em sessão ordinária da câmara de vereadores de Touros, na ultima quarta(06), o vereador Pedro de Cajueiro(PPS), que faz oposição ao prefeito Ney Leite, reconheceu que o lixão foi deixado pela administração da prefeita Luciana Farias, que não tomou as providências necessárias para que o problema fosse solucionado.

A pedido dos garis, prefeito de Touros acata mudança de horário que beneficia a classe e a população na limpeza da cidade



Presente a negociação: Prefeito Ney Leite, Vereadora Bel, os garis João Maria e Francisco, João Mª Cruz e Theywe da Secretaria de Obras (Foto:  Dione Nascimento)
O prefeito de Touros, Ney Leite(PSD), recebeu nesta quinta-feira(7), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, vereadora Izabel Melo, que se fez acompanhada de uma comissão formada pelos garis João Maria da Silva e Francisco Siqueira, além de João Maria Cruz-Secretário Adjunto de Obras e Theywe Merklay, diretor de Limpeza Urbana, onde foi negociado mudança de horário para recolhimento do lixo na cidade.

Segundo Ney, esta reivindicação de mudança de horário, só vem beneficiar a classe dos garis, como também a população, que terá um serviço das 7 às 11 e das 15 às 18 horas, com descanso de 4 horas, entre um horário e outro.  

João Maria, gari efetivo a __anos, disse que, “infelizmente algumas pessoas não colaboram com a limpeza da cidade.   É comum, no momento em que o gari passa colhendo o lixo, sacos de lixo são colocados em seguida por alguns moradores.   Isso tem que acabar!  Acrescentou João Maria.”

Partido Verde-PV oficializa rompimento com a base do governo Rosalba

Desfalque no bloco de partidos que integram o Governo Rosalba Ciarlini. O Partido Verde oficializou o ingresso na oposição à administração estadual. 
 
Desde o ano passado a legenda demonstrava descontentamento com a administração e se definia como “independente”. No entanto, em reunião, extraordinária, ocorrida esta semana, o PV assumiu ser de oposição. Até a próxima semana, a legenda deverá emitir um comunicado apontando uma série de fatos e situações que o levaram a integrar a oposição ao Governo.
 
Com o anúncio, o PV se torna a primeira legenda, que apoiou Rosalba Ciarlini como candidata ao Governo, e agora assume a oposição. “Foi feita uma convocação extraordinária para reunião do partido e definido que o partido passa a ser de oposição”, disse o presidente estadual da legenda, o senador Paulo Davim.
Fonte:  Assis Silva

Secretária de Saúde de Touros participa de encontro que discutiu o CPS no RN

Secretária de Saúde de Touros durante o encontro do CPS

A secretária de saúde de Touros, Ana Tereza Mota, participou na tarde desta quarta-feira(6), juntamente com mais 16 representantes de municípios do estado, do Encontro de Gestores, Secretários Municipais de Saúde e Profissionais do Setor, da Área de Jurisdição da III Unidade Regional de Saúde Pública – URSAP.    O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde em João Câmara e contou com a presença do Gerente da III URSAP, João Horácio de Góis.

Entre os participantes estavam as prefeitas de Jardim de Angicos, Suely Fonseca; de Caiçara do Rio dos Ventos, Conceição Soares “Coinha”; de Barra de Maxaranguape, Maria Irineide da Silva; de Pureza, Maria do Sindicato e o prefeito Jailton Bezerra,  de  Afonso Bezerra.  O principal objetivo foi discutir a implantação do Consórcio Público de Saúde no RN. 
1ª Foto: "Agendão", "Assis Silva", "touros1501", "Políticas e Políticos" - Centro:  Prefeita de Pureza "Maira do Sindicato" - Abaixo:  Dária, Sec. de Saúde de Caiçara e prefeita Coinha, Dione e Suely-Prefeita de Jardim de Angicos
O encontro foi abrilhantado pela presença da imprensa local na pessoa dos jornalistas Assis Silva, Moisés Araújo e Evanuel Ataliba.  De Touros, a repórter Dione Nascimento, com registro de imagens e texto.

Touros pode ser o seu Destino Aventura



O município de Touros no Rio Grande do Norte, guarda o marco zero da BR-101.   O local fica ao lado maior farol da América Latina, o Farol do Calcanhar, e foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 
Marco Zero da BR 101 - Touros/RN
Além do farol, a cidade possui belas praias, que representam a mudança do litoral norte e leste do Brasil. 

O marco de Touros, datado de 1501 é um dos primeiros registros dos portugueses no Brasil, considerado Patrimônio Histórico Nacional.

Ricardo Motta solicita obras de asfaltamento em Touros e Rio do Fogo



Deputado Ricardo Mota
Com o objetivo de atender a uma antiga reivindicação dos moradores de Rio do Fogo e Touros, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), encaminhou requerimento à governadora Rosalba Ciarlini e ao diretor geral do DER, Demétrio Torres, solicitando o asfaltamento do trecho que liga essas duas cidades aos distritos Carnaubinha e Perobas. 

“Essa obra vai assegurar mais tranquilidade e segurança para quem utiliza aquela estrada e melhorar o tráfego da produção daquela região”, justificou o deputado.
Fonte:  Robson Pires

Prefeitos estão sendo convidados para discutir fortalecimento da economia na próxima semana



O  Tribunal de Contas do Estado (TCE)_ e o Sebrae/RN reunirão os prefeitos na próxima quarta-feira (13) para debater ações em prol do fortalecimento da economia local. O encontro “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local” ocorrerá simultaneamente em todo o país.

No estado, o evento será realizado no Olimpo Recepções, em Candelária, a partir das 14h. O objetivo é mobilizar, informar e incentivar as prefeituras a implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que, em muitos casos, existe no ordenamento jurídico do município, mas não funciona na prática.

Reflexão sobre a Cruz



Em 312 Constantino estava prestes a vencer a última batalha para se tornar Imperador romano; faltava vencer Maxêncio. Ele estava se convertendo ao Cristianismo, porque sua mãe, Santa Helena, já tinha se convertido. Na véspera a batalha, Constantino teve um sonho; viu uma cruz no céu e uma voz lhe disse: “In hoc signo vincis” (Com este símbolo vencerás). Constantino mandou pintar a cruz nos escudos dos soldados e venceu a batalha; foi o primeiro imperador romano cristão. 

A espada romana se curvava diante da cruz de Cristo. Em 313 pelo Edito de Milão, Constantino proibiu em todo o Império que os cristãos fossem perseguidos; a cruz redentora libertava os cristãos.A Cruz é o maior sinal do amor de Deus, nela o Filho de Deus se imolou por  amor a cada um de nós; ela nos livra do pecado, da morte e do inferno. É o sinal da vitória do Reino de Deus. Não devemos ter medo dela; Deus é fiel e não nos dá uma cruz mais pesada que as nossas forças;  e junto com ele providencia sempre um bom Cirineu.

Muitos texto bíblicos louvam e exaltam a Cruz de Cristo:  Mt 10,38: “Aquele que não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim”. (Cf. Mc 8, 34; Lc 9,23; 14,27).
Fonte:  Prof. Felipe Aquino