quarta-feira, 20 de março de 2013

Turismo de Touros foi destaque na AL Itinerante



Deputado Ricardo Motta com prefeito Ney Leite e Diego França, presidente da Câmara de Touros - Imagens:  Dione Nascimento
 A Assembleia Itinerante instalada em Touros nesta quarta-feira(20) e presidida pelo deputado Ricardo Motta (PMN), foi recebida pela  prefeito da cidade, Ney Rocha Leite, que visitou a sua  estrutura acompanhado de autoridades, jornalistas e a governadora Rosalba Ciarllini.

No Centro de Turismo teve início a sessão, que contou com a presença de 17 deputados.

Com a palavra o presidente da Câmara de Touros, Diego Cavalcanti, que falou da importância da Assembleia em Touros, e ressaltou a presença e gratidão ao pai Josemar França, que foi citado por várias autoridades.

O prefeito Ney Leite fez menção ao potencial turístico de Touros, e disse acreditar e contar com o bom censo dos deputados que representam o seu povo, para que possa fazer de Touros um município pronto para competir com o mercado turístico no estado.  Agradeceu de forma particular ao deputado Ricardo Motta, principalmente pelos projetos que tem apresentado em benefício dos tourenses.
Coordenadora Magali Cristina, Ney Leite e governadora Rosalba Ciarllini
A governadora Rosalba Ciarlline, prometeu que dentro de 3 meses estará entregando o Grupo Escolar Coronel Antônio do Lago e que logo sairá a licitação para o início da estrada que liga Touros a Rio do Fogo, e quer ver a obra concluída até dezembro.

Encerrando o acontecimento, o prefeito Ney Leite ofereceu almoço no Siri Resort, na praia de Perobas, acompanhado de música ao som de MPB, com voz e violão de Wanderley.
Dep. Ricardo Motta, prefeito Ney Leite e Vereador Di Assis
Nesta quinta-feira(21), o atendimento iniciará no mesmo horário, às 7h30, com encerramento programado para as 17:30 horas.

Setor turístico de Touros e região é destaque na AL Itinerante


Dep. Ezequiel, Júnior Damasceno(vice prefeito de Touros), governadora Rosalba, Presidente da Cãmara-Ricardo Motta, Ney Leite, Diego França e Dep. José Adécio - Fotos:  Dione Nascimento
O potencial turístico de Touros e das cidades litorâneas da região foram um dos grandes destaques da passagem da AL Itinerante no município nesta quarta-feira(20). A possibilidade de incrementar a geração de emprego e renda com a atividade foi um dos assuntos mais abordados pelos parlamentares, que na ocasião, aprovaram o pedido de empréstimo do governo de U$ 45 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 
Deputado Ricardo Motta com prefeito Ney Leite
Os recursos do empréstimo serão utilizados em ações do Prodetur RN, o Programa de Desenvolvimento do Turismo e parte deles será destinada à região. Outro importante ponto foi destacado pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, que deu a boa notícia: a obra da estrada que liga Touros a Rio do Fogo, um antigo pleito da região, será realizada até o final deste ano e a licitação irá ocorrer ainda neste semestre, segundo garantiu a governadora Rosalba Ciarlini, que já determinou ao diretor do DER, Demétrio Torres, para dar celeridade ao processo.
“Essa obra é importante para o turismo e para o escoamento da produção”, disse Ricardo Motta. Touros, que dista 98 km da capital, vem atraindo turistas com suas belezas naturais e a sua história. A praça central conta com dois canhões da época da ocupação holandesa, em 1640. A igrejinha, construída em 1800, a pedido do frei Serafim, foi erguida a pedido dos primeiros habitantes para tentar afastar, com suas orações, a invasão das águas.
O município ostenta também o Marco Zero, arco desenhado por Oscar Niemeyer, que foi instalado nas proximidades do quilômetro zero da BR 101, uma das maiores BRs do País, que liga o RN ao Rio Grande do Sul.
Josemar França, Vivaldo Costa e Josafá Araújo
Vivaldo Costa (PR), José Adécio (DEM), Ezequiel Ferreira (PDT) e todos os que se pronunciaram enalteceram a beleza da região. O deputado Fernando Mineiro (PT) alertou para a necessidade de políticas públicas para o setor de turismo: “Sem política pública, o RN vai perdendo sua capacidade de investimento e enquanto os outros Estados avançam, o RN anda de marcha a ré”, criticou. Márcia Maia (PSB) disse que também votou a favor do empréstimo, com dispensa de tramitação, para acelerar o processo: “Espero que o governo tenha condições de fazer um trabalho que ainda não foi feito na área do turismo”, disse.

Deputados destacam em sessão Potencialidades de Touros

Deputado José Dias
As potencialidades do município de Touros foram destacadas pelos oradores da sessão plenária da Assembleia Itinerante, realizada nesta quarta feira(20) naquela cidade, sob a presidência do deputado Ricardo Motta.  

O deputado José Dias (PSD), que falou em nome do prefeito Ney Rocha Leite, disse que “o nosso presidente da Assembleia Legislativa tem força política para cobrar as promessas que foram feitas aqui pela governadora do Estado. Acredito em Ney, no seu compromisso com o povo e na sua capacidade de gerir os recursos públicos e de comandar o processo político e econômico deste município”.
Ele disse que povo da cidade precisa que seja feita a estrada – anunciada na sessão de instalação da Assembleia Itinerante pelo deputado Ricardo Motta – e de outras ações para incentivar o turismo. “Tenho certeza de que com a ajuda, o município vai se desenvolver”, afirmou. 

Os deputados Ezequiel Ferreira (PTB) e José Adécio (DEM) também destacaram as potencialidades do município na área do turismo, onde a injeção de recursos vai contribuir para o desenvolvimento sócio econômico de Touros e da região.

Ao encerrar esta edição da Assembleia Itinerante, a primeira deste ano, o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo agradeceu ao prefeito Ney Rocha Leite, ao presidente da Câmara, Diego Cavalcante, pela presteza e gentileza com que receberam os deputados. Agradeceu aos servidores da assembleia e à população de Touros.  
“Fomos muito bem recebidos em Touros. Isso é uma prova de que a Assembleia Legislativa está a cada dia mais próxima do povo, atendendo aos seus anseios, com ações concretas”, afirmou. 

Prefeito de Touros considera positivo a Assembleia Cidadã na cidade

O prefeito Ney Leite, diz que é positiva a presença da Assembleia Cidadã em Touros e é motivo de orgulho e satisfação para os tourenses receberem os seus representantes legislativos na cidade.   Confira alguns momentos, nas imagens de Dione Nascimento.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Deputado Tomba lamenta o não comparecimento na Assembleia Intinerante no Município de Touros



Deputado Tomba Farias
O deputado estadual Tomba Farias (PSB) lamenta o não comparecimento a Assembleia Itinerante e Cidadã na cidade de Touros. O parlamentar que está em missão oficial pela Assembleia Legislativa na cidade de Boras, região Oeste da Suécia,  acompanha detalhes da implantação do processo de reciclagem do lixo. A cidade reaproveita 99% dos resíduos e exporta o modelo para todo o mundo.

O deputado que foi um dos propositores da ida da Assembleia Itinerante e Cidadã, disse que é uma pena não ter ido. "Queria estar participando da sessão na cidade, onde fui sempre muito recebido por toda a população, no entanto, devido a este compromisso previamente assumido não pude comparecer. Mando meus cumprimentos a todos da cidade" disse.

Sobre a viagem à Suécia, Tomba acredita que esta viagem será benéfica para todo o Estado, inclusive para a região que está estudando a implantação de uma usina de reciclagem ou de compostagem para o seu lixo.

O parlamentar disse que em outro momento irá visitar e abraçar a todos.

Touros: Assembleia Cidadã tem início nesta quarta-feira(20)



Nesta quarta-feira(20), a cidade de Touros estará mobilizada para a Assembleia Cidadã.  Equipes estarão de prontidão para atender a todos que se dirijam a rua coronel Del Prett, onde está instala toda a estrutura. 
Fotos:  Érika Nascimento
No Centro de Turismo será realizada a sessão legislativa, com a presença dos deputados estaduais que estarão reunidos das 9 às 13 horas, sob a presidência do deputado Ricardo Motta.
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC), através da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (CODICI), participa, por meio da Central do Cidadão Móvel (Expresso Cidadão) com Carteira de Trabalho, CPF e Foto 3 x 4.

Sob a coordenação da doutora Magaly Cristina, equipes do ITEP, SEJUC, SENAC, SSESC, IFRN, PROERD e ATIVA, consolidam a importante ação, onde por meio da prestação de serviços essenciais são estreitados laços entre população e o Poder Legislativo Estadual.

Das 7:30 as 11:30 e 13:30 as 17, espera-se um atendimento a mais de 22 mil pessoas, que virão de todos os distritos, com prioridade para deficientes, gestantes e idosos. 

Esta parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado e a prefeitura de Touros, é de grande utilidade para a população, principalmente aos que não tem acesso a médico, exames e documentação gratuita.