terça-feira, 23 de abril de 2013

Em Touros poucos profissionais da educação aderem a paralisação no município

No primeiro dia da paralisação nacional, cerca de 60 profissionais da educação pública de Touros, reuniram-se na escola municipal doutor Orlando Flávio Junqueira Ayres, na manhã desta terça-feira(23), em ato público em busca dos objetivos da classe educacional.
Educação reunida em assembleia na escola Junqueira Ayres
Professor Chagas, secretário adjunto da Secretaria de Educação do Município de Touros, falou a repórter1501 e disse que “a paralisação em Touros é mais uma reunião de politização junto aos profissionais na educação com relação a realidade da educação no Brasil.  Enfatiza-se também a questão do Piso Salarial e demais objetivos que se busca com esta paralisação”, disse Chagas.
Presente a vereadora Bel e a Secretária de Educação, Socorro França
Mesmo o prefeito Ney Leite tendo atendido aos 8% do Piso Salarial correspondente a 2012, o que a classe discute no momento é o percentual do Piso Salarial de 2011, que não foi repassado pela administração passada, o que causou uma defasagem na tabela.   Além desse atraso a prefeita Luciana Farias  desrespeitou o Plano de Carreira do Servidor da Educação, atrasando o repasse das letras, quinquênios, títulos, níveis e demais direitos que o plano de carreira contempla. 
Professor Chagas, Secretário Adjunto da Educação
Segundo o secretário adjunto, “o atraso de 4 anos deixou uma dívida significativa, que a própria categoria entende que torna-se praticamente impossível ser paga no momento.  Mesmo utilizando os recursos dos 100% do FUNDEF todo mês, não conseguiria pagar”, acrescentou professor Chagas.
Professores participam da assembleia
Para surpresa dos diretores do SINTE, cerca de 20% dos professores da rede aderiram a greve no município de Touros, neste primeiro dia de paralisação.  O que é um número inferior ao que se esperava estar presente à assembleia.
Nesta quarta-feira(24), os professores que desejarem participar da parada na capital do estado, a prefeitura estará disponibilizando veículo a partir do meio-dia.
Na quinta-feira(25), haverá uma caminhada saindo da escola municipal Dr. Orlando Flávio  Junqueira Ayres em direção ao Espaço das Dunas, para uma audiência publica, onde um dos assuntos será a criação da previdência privada que será implantada em Touros, tendo confirmada a presença do prefeito, Ney Leite(PSD).
Em Touros a parada vai até o dia 25

Prefeito de Touros se reúne com integrantes do Conselho Tutelar

Prefeito Ney Leite reunido com integrantes do Conselho Tutelar
O prefeito Ney Leite recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 22, integrantes do Conselho Tutelar de Touros.  Em pauta, estiveram assuntos de interesse da entidade, entre eles melhorias na condição de trabalho e garantias de direitos dos conselheiros.
Algumas das reivindicações foram atendidas prontamente pela administração. Para o prefeito, o Conselho Tutelar é um órgão vital e que merece todo o respeito e atenção do poder público.  "Decisões serão tomadas para que o Conselho Tutelar de Touros possa desenvolver seu trabalho com dignidade", acrescentou Ney.
Além do prefeito Ney Leite, participaram da reunião o presidente do Conselho Tutelar, Juscelino Kubitschek e os conselheiros Sérgio Mafra e Nailton Leite.  A coordenadora do CREAS, Tereza Neri, a secretária de Ação Social, Andrea Karine, a coordenadora de Programas Sociais, Glorimar Guerra, Dione Nascimento, Diretora de Articulação Política e presidente da Casa de Apoio Geraldo Gonzaga e vereadora Bel.  
Na oportunidade, Dione enfatizou o apoio ao Conselho Tutelar, através do trabalho da instituição por ela representada, colocando a disposição as suas dependências. 

Imagens de um domingo em Touros

Na praia de Carnaubinha "Rancho Bar", um encontro com parentes e amigos saboreando o prato do dia.
 
Finalizando passamos no Castelo para saborearmos um docinho de mamão com coco

Greve Nacional 23, 24 e 25

Em Touros educadores se reunirão as 9 horas, desta terça-feira, na Escola Junqueira Ayres.

Na quarta-feira, se deslocarão de Touros para Natal, onde estarão reunidos em assembleia.

E na quinta-feira(25), marcharão em caminhada para o Espaço das Dunas, onde haverá uma audiência pública contando com a presença do prefeito de Touros, Ney Leite, que estará unido aos educadores em prol dos seus direitos.

Municípios brasileiros têm três compromissos até o dia 30


O dia 30 de abril é o prazo final para execução de três compromissos na área de Educação. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para que não deixem de cumprir a data estipulada.
O primeiro compromisso refere-se à prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
A prestação é referente ao exercício de 2011 e 2012. As informações devem ser enviadas ao Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A CNM ressalta que caso a administração municipal não envie a prestação de contas, pode haver a suspensão dos recursos. O gestor que ainda não tem acesso ao Sistema precisa se cadastrar no portal do FNDE ou entrar em contato por telefone, no número 0800616161.




Samsung testa tecnologia que permite controlar aparelhos com o poder da mente

Sansung testa tecnologia
DALLAS — A Samsung está trabalhando em uma tecnologia que pode permitir controlar gadgets apenas com o poder da mente. Em parceria com a Universidade do Texas, nos EUA, a empresa está desenvolvendo testes, nos quais o usuário executa ações básicas em um tablet Galaxy Note 10.1, como tocar e pausar músicas, ligar e desligar o aparelho e selecionar contatos. A tecnologia ainda não tem previsão de ser utilizada comercialmente e ainda apresenta muitas falhas, mas pode ser uma alternativa a pessoas com deficiências físicas, dizem os cientistas.
O anúncio da pesquisa ocorre um mês após a fabricante coreana apresentar o Galaxy S4, que conta com funções que diminuem a necessidade de contato com a tela do aparelho, como pausar vídeo e fazer scroll em um texto apenas mexendo os olhos. A interface dos óculos inteligentes Google Glass, que será lançado no fim do ano, também é uma tentativa de inovar nas formas de interação entre usuário e gadget. Para Insoo Kim, chefe de pesquisa da Samsung, essa deve ser uma tendência nos próximos anos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/samsung-testa-tecnologia-que-permite-controlar-aparelhos-com-poder-da-mente-8185336#ixzz2RFwccyKe