segunda-feira, 10 de junho de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA DE TOUROS FOI TEMA DE DEBATE NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA

Por Dione Nascimento
Presidente Diego França
Atendendo à convocação feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Diego França, os representantes da segurança pública de Touros, Leonardo Freitas, Delegado de Polícia e o 2º Tenente Jean Lima Carvalho, comandante do 2º PPM a 2º CIPM/TOUROS-RN, compareceram à sessão ordinária da última quarta-feira(5), às 19h30, a fim de dar explicações e informações sobre o trabalho que vem sendo desempenhado no município de Touros.  A sessão também contou com a presença do prefeito Ney Leite, que mesmo acometido de uma forte gripe, se fez presente.
Ten. Jean
Convidado a fazer parte da Tribuna Popular, tenente Jean Lima levou ao conhecimento da Casa Legislativa, que o município de Touros não diverge muito dos demais municípios do País.  Segundo o tenente, Touros teria que ter pelo menos 150 militares. Quando a realidade atual é de 34 policiais, e que o Pelotão de Touros tem o maior número de efetivo com armamento no Estado do Rio grande do Norte, mesmo com a situação cinco vezes inferior ao ideal à ONU.
Aberto a questionamentos e perguntas o tenente Jean Lima respondeu ao vereador Joab Nascimento da Silva(PSB), sobre o aumento da criminalidade.  Disse o tenente que atualmente as normas são claras em não poder julgar qualquer pessoa que não seja dentro da Lei com determinações jurídicas, e isso na maioria das vezes, atrapalha. Segundo o tenente Jean, ele tem recebido tudo que solicita ao município como é o caso de internet, alimentação e combustível  e quando  necessário, até mesmo veículos.  O que mais atrapalha o desenvolvimento do trabalho é a burocracia apresentada pelo governo do estado.
Vereadora Bel
O tenente Jean sugeriu a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade e distritos as quais facilitarão consideravelmente o trabalho da polícia.  O tenente também falou sobre as parcerias que já começaram a acontecer no município, tendo sido elogiado pela vereadora, professora Izabel Cristina “Bel”.  
Delegado Leonardo
Locado em 3 cidades, o delegado Leonardo Freitas, falou das dificuldades encontradas e que a polícia civil é uma polícia judiciária e investigativa.  
Sabatinado pelo vereador Joab, que admirou-se do delegado ser locado em 3 cidades, o vereador expressou a sua preocupação, porque com certeza algumas dessas cidades ficarão ociosas pela falta da presença do delegado e como é que ele consegue distribuir o seu trabalho? perguntou o vereador.   Segundo o delegado Leonardo, o sistema de trabalho que é com horário comercial, funciona através de boletins de ocorrência e que dentro do possível os casos são selecionados para serem transformados em inquérito policial.  No entanto, segundo o delegado, “dou maior atenção a Touros porque oferece melhores condições de trabalho inclusive em estrutura.  No entanto, torna-se impossível solucionar todos os problemas porque o município é muito grande”, disse o delegado.
Vereadores Di Assis, Joab e Nalvinha
O vereador Di Assis de Santa Luzia desejou saber sobre quem é preso em Touros, se está ficando na cidade ou está indo para fora?   E lembrou da dificuldade das famílias em visitar os presos que estão cumprindo pena fora da cidade.   Na resposta do delegado, não fica nenhum preso em Touros, isto porque o preso está sob a responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania.  O que Touros necessita para abrigar os presos é de uma cadeia pública.
Tendo se tornado uma constante a presença do prefeito Ney Leite nas sessões da Câmara Municipal, desta feita não foi diferente, quando convidado a fazer parte da Tribuna.  Disse o prefeito que a população de Touros não pode mais pagar pela irresponsabilidade do governo do estado e, que não mede esforços para atender a polícia militar e civil.  No entanto, o que não é admissível é a instituição sofrer as consequências do abandono ao ponto de sucatear as estruturas e que a prefeitura tem assumido o papel que é do governo para que o trabalho de segurança no município não pare. 
Prefeito Ney Leite
O prefeito Ney Leite agradeceu de forma particular ao coronel Francisco Canindé de Araújo e o major Josemário, ao mesmo tempo em que anunciou a construção da guarita no pórtico de entrada da cidade para dar mais segurança a população, além de outras medidas que já estão sendo tomadas.  Também lamentou a guarita ter sido retirada pela administração da prefeita Luciana Farias.
Segundo o prefeito Ney, convênios estão sendo feitos com a Secretaria de Segurança do Estado, e que lamenta Touros ter tantos inimigos, que poderiam ser apenas adversários políticos, contribuindo com  críticas construtivas em benefício do município.  Com trabalho e determinação Touros será transformada, concluiu o prefeito.

DESTAQUE DOS JORNAIS DESTA SEGUNDA-FEIRA

TRIBUNA DO NORTE: Polícia prende mais um suspeito de participação em morte de advogado
O MOSSOROENSE:  Começam as inscrições para o Sisu 2013
JORNAL DE HOJE:  Garibaldi descarta candidatura e afirma que decisão de rompimento só em 2014
DIÁRIO DO NORDESTE:  Quinze adolescentes são mortos por mês em Fortaleza
O GLOBO:  Para compensar alta do dólar, agências de turismo reduzem cotação em pacotes
FOLHA DE SÃO PAULO:  Bandidos matam dois em assalto a pizzaria na zona norte de SP
ESTADÃO:  Receita Federal libera consulta ao 1º lote de restituições do IR 2013
CORREIO DA MANHÃ:  Passos e Cavaco vaiados em Elvas
ESTADO DE MINAS:  Caos na porta das universidades
ZERO HORA:  Contribuintes têm dificuldade para a consulta do primeiro lote do Imposto de Renda