quarta-feira, 10 de julho de 2013

PREFEITO NEY LEITE INCENTIVA A CULTURA DE TOUROS E CONVIDA GRUPO DE XAXADO BANDO DE LAMPIÃO PARA VOLTAR AS SUAS ATIVIDADES

A integração entre a cultura e a comunidade tem sido olhada com entusiasmo pelo prefeito Ney Leite, que tem incentivado a criação de institutos, associações e reunindo grupos já existentes no município, para que a cultura seja resgatada em Touros. 
Coreógrafo Wenderson com sua mãe Dezinha Linhares e jovens durante reunião do Grupo
O Grupo de Xaxado Bando de Lampião criado em 1998, foi motivo de orgulho para a cidade de Touros durante 16 anos, com belas coreografias mostrando a história de Lampeão e a sua invasão a cidade de Mossoró em 1927.

Segundo o coreógrafo Wenderson Linhares(33), “o grupo esteve afastado dos palcos por 4 anos por questões políticas, a falta de incentivo, pois sempre negaram o transporte para que pudéssemos nos apresentar fora da cidade, entre outras necessidades”, disse Binho, como é conhecido. 

Nesta terça-feira(9), os responsáveis pelo Grupo de Xaxado Bando de Lampeão, reuniu-se com jovens no Clube de Mães Tereza Penha, para voltar as suas atividades, após uma reunião particular com o prefeito de Touros, antes de sua viagem a Brasília. 

O primeiro ensaio está marcado para a próxima quinta-feira(11), as 19 horas. 

É o resgate da cultura que enriquece a história e a vida sócio-cultural da cidade de Touros.

SECRETÁRIOS DA PREFEITURA DE TOUROS PROVIDENCIARÃO RETIRADA DE EMBARCAÇÕES QUE ESTÃO CAUSANDO DANOS A BIODIVERSIDADE

Banco abandonado no rio Maceió
O secretário de Agricultura, Erivaldo Costa e Silva, “Pachola” e Gildenes Raimundo dos Santos, secretário de Articulação Política, estiveram na manhã da última segunda-feira(8) vistoriando o rio Maceió e os principais pontos da praia de Touros, para estudar meios de retirar embarcações abandonadas.

De acordo com o Gildenes, “além das consequências que a população vem sofrendo com o descaso dos seus proprietários, isto é caso de uma Ação Civil pública, em virtude dos danos provocados ao meio ambiente”, concluiu o secretário.
Embarcação encalhada na praia a mais de 3 anos


Os trabalhos proporcionarão melhorias na entrada e saída da água do mar, além de garantir a preservação da biodiversidade local e a pesca artesanal.   Essa é uma preocupação que vem sendo discutida desde o início da administração do prefeito Ney Leite.

SECRETARIA DE OBRAS DE TOUROS INICIA LIMPEZA DAS MARGENS DO RIO MACEIÓ E PODA DE ÁRVORES

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Touros, iniciou na semana passada um trabalho de limpeza das margens do rio Maceió e de canteiros.  E, prepara-se para a poda com o intuito de corrigir o crescimento de algumas árvores.
Margens do Rio Maceió - Foto:  Frco. De Assis
O trabalho teve início na região Central e posteriormente será feito em todos os bairros da cidade.

Com a finalização deste trabalho, a Secretaria de Obras dará início ao plantio de novas árvores em diversos pontos da cidade dando um novo aspecto a sede do município.

HOSPITAL DE TOUROS FAZ EXAME GRATUITO DE DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA

Os testes ocorreram no Hospital da Cidade, das 8h às 12h e das 13 as 16 horas desta terça-feira(9), com distribuição de colírios.   A próxima consulta está marcada para o dia 8 de outubro deste ano, no mesmo horário.
Foto:  Francisco de Assis
"A alteração da pressão intraocular é um dos indicativos de que pode haver algo errado no olho, e é também um dos principais exames para detecção do glaucoma", afirma o médico Pedro Paulo Cabral.

São fatores de risco para o glaucoma:  histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares e descendência negra.

Este atendimento foi dado início na gestão passada e o prefeito Ney Leite dá continuidade, beneficiando toda a população com o tratamento da doença, que não tem cura, mas que pode ser acompanhada à base de colírios, atividades físicas e boa alimentação.   Em alguns casos é possível fazer intervenções cirúrgicas para tratar o problema que não tem cura e pode levar a cegueira.