terça-feira, 6 de agosto de 2013

PREFEITURA REALIZA ATO CÍVICO PARA CELEBRAR 512 ANOS DO MARCO DE TOUROS

Primeiro e mais antigo monumento histórico do Brasil, trazido pelos portugueses na expedição de Gaspar de Lemos, já foi considerado símbolo milagroso
O mais antigo padrão colonial do Brasil foi chantado em território brasileiro (praia de Ubranduba, Touros, RN) no dia 7 de agosto de 1501
A Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria de Turismo, irá realizar nesta quarta-feira (7), às 9h, no Centro de Turismo, um ato cívico em comemoração aos 512 anos da chegada do Marco de Touros, na chamada Praia do Marco. Durante o evento, será lido um breve histórico sobre o símbolo mais antigo do país, trazido na expedição comandada por Gaspar de Lemos.

A programação contará também com a apresentação da Banda de Música de Touros e execução do hino do município. “Todos estão convidados a participar do evento que resgata, não só a história de Touros, mas a história da descoberta do nosso país”, disse o secretário de Turismo, Habib Chalita.

Desde 1975, o Marco de Touros foi encaminhado a Fortaleza dos Reis Magos em Natal, por iniciativa do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Norte, onde está exposto aos visitantes.   Na época, houve uma forte resistência da população na retirada do Marco do local original para o Forte.   Muitos temiam que o símbolo fosse destruído ou sofresse algum dano.

Em Touros, é possível conhecer um pouco mais sobre a história deste símbolo no Museu de Touros, onde há uma réplica e documentos históricos que detalham a chegada do Marco.

Chegada do Marco
Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1501, na expedição de Gaspar de Lemos, deixaram um marco colonial na praia do Marco, tomando posse da terra para Portugal. Essa pedra, mais conhecida como Marco de Touros, é considerada o monumento mais antigo do Brasil. Por possuir em suas faces a Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, o Marco passou a ser considerado como sagrado. Os moradores raspavam a pedra de puro mármore para fazer chá, segundo a crença, curava doenças.

Fonte: Assessoria de Imprensa

AGENTES E ESCRIVÃES DA POLÍCIA CIVIL DECIDEM ENTRAR EM GREVE

Os agentes e escrivães da Polícia Civil decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.   A decisão foi tomada em assembleia na noite dessa segunda-feira(5) na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (SINPOL-RN). Os trabalhadores paralisarão as atividades já a partir de hoje(6).
As reivindicações são diversas: nomeação de concursados, mudança na carga horária, modernização da polícia, plano de cargos e implantação de carreira única, além de aprovação do estatuto do Instituto Técnico-Científico do de Polícia do RN (ITEP).

Publicidade 

SPORT DE TOUROS É O CAMPEÃO DA I COPA DE FUTEBOL NIVALDO LEITE

Sport Futebol Clube de Touros é o campeão da I Copa de Fut. Nivaldo Leite
Prefeito Ney acompanhado de sua mãe Evani, entregam troféu ao jogador Adenis do Sport 
Miramar Futebol Clube
A I Copa de Futebol Nivaldo Leite terminou neste domingo(4), com quatro equipes participando da final que foi disputada pelo:  Sport x São Paulo(juvenil) e no principal, Sport x Miramar.

As 14 horas iniciou-se a partida juvenil
O trio de árbitro:  Sérgio Carlinhos e Pedrinho
entre Sport x São Paulo, que no decorrer do tempo normal o resultado ficou em 2 x 1, com gols de Luiz Joaquim e Rogério do Sport, e Leandro do São Paulo, com o Sport campeão juvenil.
  

O resultado final com a equipe principal deu à equipe do Sport o título de Campeão da Copa Nivaldo Leite.  Com o resultado de 2 x 0 para o Sport, com gols de Suedson e Adenis.
São Paulo Futebol Clube

Na cerimônia de entrega o prefeito Ney Leite, acompanhado de sua genitora Evani Leite, viúva do homenageado, fizeram entrega da premiação e os troféus de primeiro e segundo lugar das equipes juvenil e principal da copa.


Sport Futebol Clube (Juvenil)
O Prefeito disse que “o esporte é o caminho que leva crianças, jovens e adultos para a integração social, eleva o estima e faz bem pra saúde. Parabenizou a todos que participaram do campeonato e disse que vitorioso é aquele que compete independente do resultado final”, finalizou Ney Leite.

Comentário do Blog:  Segundo informação do coordenador de esportes do município, Juliano Pereira, esta Copa foi realizada a pedido dos atletas como preparação para a Copa oficial que terá início em setembro.

Público prestigiou o evento (Imagens: Francisco de Assis)

FAMÍLIA DE LINDONOR PATRIOTA DO NASCIMENTO SE REUNE EM TOUROS PARA LEMBRAR 1 ANO DE SUA MORTE

A familia do tabelião, escritor e historiador tourense Lindonor Patriota do Nascimento, lembraram um ano de sua morte com uma missa no Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, no último sábado(3), as 17 horas.   
"Ama e faz o que queres.  Se calares, calaras com amor;  Se gritares, gritarás com amor;
Se corrigires, corrigirás com amor;  Se perdoares, perdoarás com amor.
Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa se não o amor serão os teus frutos".
(Santo Agostinho)
Além dos familiares, amigos se fizeram presente na celebração.   Lindonor, faleceu em 29 de julho de 2012, deixando viúva Terezinha Machado do Nascimento com quem constituiu família e tiveram os filho Carlos Rogério, Tereza Neuma, Ana, Gorete, Carla, Adriana, Roberta, Lindonor Júnior, Alexandre e Julinho.   Netos, bisnetos e tataranetos estavam presente na celebração e vestiam camiseta branca com a foto de Lindonor e levavam uma rosa branca na procissão de entrada da missa que foi celebrada pelo padre Josenildo Bezerra dos Santos.












SAAE DE TOUROS ESTUDA PROCEDIMENTO DE PAGAMENTO DE USUÁRIO EM BANCO

O presidente do SAAE de Touros, Jacy Silva do Nascimento, recebeu na última sexta-feira(2), a visita do prefeito da cidade Ney Leite que foi acompanhado da Secretária de Finanças, Miralice Leite, para estudarem a forma de instaurar procedimento administrativo para credenciar bancos à procederem recebimento das contas de água e esgoto da autarquia.
Prefeito Ney Leite, Presidente do SAAE Jacy, Tesoureira Miralice e demais funcionários do SAAE
Durante a reunião todos os funcionários foram ouvidos e participaram de forma democrática, com sugestões para a realização do feito.  O prefeito Ney Leite disse que “esta é a melhor forma de fazer um trabalho transparente e seguro para a autarquia e para a população.  Qualquer usuário poderá pagar o seu débito junto ao SAAE aonde estiver, sem precisar deslocar-se até Touros, mantendo as suas contas em dia e sem burocracia”, disse o prefeito.


O presidente do órgão que desde o início da administração vem estudando essa possibilidade disse que “diante de tanta insegurança, não existe método melhor do que o usuário pagar o seu débito em banco.   O processo administrativo já está em andamento para que as medidas sejam definidas e entregue em mãos, às instituições financeiras.  Será bom para o SAAE e para a população”, concluiu Jacy.