quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO

Geração à Geração
Por Dione Nascimento

Folclore conjunto de crenças, costumes e tradições
Transmitindo com clareza, suas manifestações.

Construído de narrativas, contos de fadas e canções
Cantigas de ninar e roda, provérbios e adivinhações.

Receituários populares, lendas e superstições
Ligando o passado ao presente, guardado no coração.

Registro de muitos povos, em livros, contos e orações
Na língua escrita ou falada, geração à geração.

Manifestações folclóricas, Bumba-meu-boi, caboclinho
Ciranda, congadas, fandango, cuspir na água do rio.

Maracatu, pastoril, catira, bordado à mão
Feitura de cesta, cerâmica, tudo isso é tradição.

Os provérbios populares, preservam os nosso costumes
Representando no folclore, a cultura de todo o mundo.

Para enriquecer a história, invente contos e mitos
Olhe para o céu e contemple, este luar tão bonito.

HOJE É DIA DE PARABÉNS PARA DJALMIRA SANTIAGO

Professora e psicóloga Djalmira Santiágo Junqueira Ayres
Nesta quinta-feira(22), a professora e psicóloga Djalmira Santiago Junqueira Ayres faz 75 anos de idade, com uma beleza inconfundível.

O desejo de poder abraça-la, se renova, unido a vontade de sempre dizer:  te amo!
O sonho de vê-la no meio de nós, permanece.

Receba o meu mais forte e sincero abraço, neste dia tão significativo para todos nós.

Feliz Aniversário, querida professora Djalmira!

PARABÉNS A APAE DE TOUROS PELOS SEUS 30 ANOS DE CRIAÇÃO


MEC DIVULGA SEGUNDA CHAMADA DO SISUTEC

O resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) será divulgado hoje (22) pelo Ministério da Educação. As matrículas ocorrem entre os dias 23 e 27. A lista de selecionados está no SITE DO PROGRAMA.

O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, com seleção por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.

As vagas que não forem ocupadas após a segunda chamada serão ofertadas por meio de inscrições feitas exclusivamente pela página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro. Nessa fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, sem a obrigatoriedade de participação no Enem.

Publicidade

44% DOS HOMENS BRASILEIROS NÃO FAZEM EXAME DE PRÓSTATA

Um estudo da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) afirma que 44% dos homens na faixa etária dos 40 anos jamais foram ao urologista e não se submeteram ao exame de toque.Em 2012, mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados segundo o Instituto Nacional do Câncer.

A próstata, glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, é responsável pela produção do líquido seminal. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é necessário que o homem tenha cuidados frequentes com essa glândula.
De acordo com o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer de São Paulo, as visitas frequentes ao médico são determinantes para o diagnóstico precoce do câncer na próstata.


“A partir dos 40 anos, o homem deve se submeter ao exame para prevenção de qualquer tipo de doença na próstata. Muitos homens temem o resultado dos exames, mas se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem tratamento e cura em muitos casos”, disse Daher Chade.

Publicidade

TOUROS PREPARA I CAVALGADA TURÍSTICA UNINDO LAZER E AÇÃO SOCIAL

Percurso inclui as belezas naturais de Touros e monumentos históricos. Evento pretende arrecadar o maior número de alimentos não perecíveis para instituições carentes da cidade.

Os preparativos para a I Cavalgada Turística de Touros já estão a todo o vapor.   O evento está sendo organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, e será realizado no domingo, dia 8 de setembro. O passeio inclui os principais pontos turísticos do município, além da passagem por monumentos históricos da cidade. A inscrição será 2 kg de alimentos não perecíveis (menos sal), que serão distribuídos a instituições carentes de Touros.

A concentração está marcada para as 8h, na praia do Cajueiro. O percurso inclui além da praia do Cajueiro, o Marco Zero da BR-101, Farol do Calcanhar, Bar do Brisa, Tourinho, Bar do Marquinhos (Carnaubinha),  Igreja de Carnaubinha, Canhões Coloniais, Igreja Matriz e termina na Arena da Folia, onde acontecerão shows musicais e uma grande confraternização.
Para o prefeito Ney Leite o evento será importante, não só para divulgar as belezas do município, mas, principalmente, para ajudar pessoas, através da arrecadação de alimentos. “O turismo é um setor importante para a inclusão social, precisamos sim divulgar nossos pontos turísticos e proporcionar conhecimento a população e visitantes”, destacou.

O secretário de Turismo, Habib Chalita, lembrou ainda que durante o percurso os cavaleiros irão saber mais sobre a história de Touros e conhecer os principais símbolos da cidade, muitas vezes, esquecido pela população.
“Em cada monumento de Touros, um carro de som estará parado falando sobre a importância daquele local. Será um momento de lazer, conhecimento e ação social, já que iremos ajudar pessoas com a doação dos alimentos. O turismo se faz primeiro na comunidade para depois pensar nos turistas”, enfatizou Habib Chalita.
Fonte: Prefeitura de Touros

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA MOVIMENTA A APAE DE TOUROS

Este ano o tema da semana é "Desafiando os limites, diminuindo as diferenças"

Imagens:  Frco. de Assis
A APAE DE TOUROS está participando da Semana Nacional da Pessoa  com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano tem como tema  "Desafiando os limites, diminuindo as diferenças".     A abertura da semana aconteceu nesta manhã de quarta-feira(21), com desfile pelas principais ruas da cidade, encerrando na sede da escola.    

As famílias foram convidadas e  participaram de forma expressiva.   A presidente da unidade e pedagoga Ana Colônia, aproveitou a oportunidade para convidar a população a participar das atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana.   



SEBRAE E PREFEITURADE TOUROS ENCERRARAM OFICINAS DE FORMAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA(21) TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A HUMANIZAÇÃO

As instrutoras e consultoras do SEBRAE Viviane e Aíres
As Oficinas do SEBRAE tiveram seu encerramento nesta quarta-feira(21), onde foram ministradas as Oficinas: Sei Planejar, SEI Controlar Meu Dinheiro e Humanização no Atendimento ao Usuário, que vem beneficiar tanto ao usuário, quanto ao cliente, tendo como foco principal a humanização.

A Oficina de Humanização no Atendimento ao Usuário vem beneficiar qualquer setor de atendimento.  Para a instrutora e consultora do SEBRAE, Aíres Vital,  é muito válida a insistência do Poder Executivo em humanizar o servidor público.  “Vejo como uma ação eficaz a vontade que o prefeito tem de melhorar a sua gestão, principalmente em se tratando de humanização”, enfatizou Aíres.


As ações do SEBRAE em parceira com a Prefeitura de Touros continuam beneficiando os empreendedores e futuros comerciantes locais, atendendo aos anseios do prefeito Ney Leite. 

Publicidade