quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MAIS 140 FAMÍLIAS DE TOUROS SÃO BENEFICIADAS PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Novos contemplados foram informados sobre a importância e critérios do Programa. Secretaria de Assistência Social ofereceu café da manhã às famílias contempladas.

Secretária Andréa Karine fala sobre o Programa
A Prefeitura de Touros, através da Secretaria de Assistência Social, reuniu nesta terça-feira (27), os novos beneficiários do Bolsa Família para esclarecer dúvidas, informar os critérios do Programa e oferecer um café da manhã aos contemplados com o recurso. O evento contou com a participação do prefeito Ney Leite, da secretária de Assistência Social, Andrea Karine e toda equipe do Cadastro Único.

Prefeito Ney Leite 
Na abertura, o prefeito destacou a importância do benefício para as famílias carentes e parabenizou o trabalho da equipe. “Aqui não há distinção de raça, cor ou partido, por isso, estão sendo contempladas pessoas de vários distritos de Touros, além da sede. Hoje, a família carente de Touros tem a quem recorrer: a Ação Social. E estamos trabalhando para poder ampliar as ações de assistência social no município. Em apenas 8 meses já fizemos muito, mas temos muito mais a fazer”, disse Ney Leite.

A secretária de Assistência Social, Andrea Karine, explicou os três eixos principais do Programa, focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares.   “A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares são o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação que vivem atualmente. Este cartão vai permitir que os pais pensem na necessidade da família como um todo, e não só na pessoa”, enfatizou Andrea.

Famílias compareceram ao evento
Andrea agradeceu a toda equipe da Assistência Social pela seriedade no cadastro das famílias beneficiadas. “Quero agradecer o esforço da nossa equipe, pequena no tamanho, mas grandiosa no trabalho. Aqui aprendemos com o Prefeito a importância em acolher todos, e é assim que trabalhamos. Estou feliz com esta, que é apenas uma, das muitas conquistas que virão”, concluiu a secretária.

A dona de casa, Janaina Rocha, estava bastante satisfeita ao saber que foi contemplada com o benefício. “Meu marido está desempregado, faz “bicos”, este dinheiro vai ajudar muito nossa filha, principalmente para aumentar a nossa renda e proporcionar o melhor pra ela. Há mais de um ano aguardo na fila, estou feliz que meu nome está na lista”, ressaltou Janaina.

Bolsa Família
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Touros