quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DELEGADOS DEBATEM PROPOSTAS APRESENTADAS DURANTE A 5ª CONFERENCIA ESTADUAL EM NATAL, NO SEGUNDO DIA DE ENCONTRO

Uma das propostas discutida foi o alargamento da RN-064 que liga Touros à João Câmara 
GRUPO 6, REPRESENTADO POR TOUROS, MOSSORÓ, CARNAUBAIS, DIX SEPT ROSADO
Com o tema “Quem muda a cidade somos nós:  Reforma Urbana já”, que tem o objetivo de avaliar a Política de Desenvolvimento Urbano, no primeiro dia de debates e formação de grupos, foi realizada a escolha de propostas que apresentam prioridades onde são elegidos anseios da população, que coloca em seus representantes, os delegados, o papel de representá-los com responsabilidade, tendo uma visão ampla, para  que seja concretizado o que está sendo apresentado.

Delegado Gildenes, durante debate
No Grupo 6, composto por delegados de Touros, Mossoró, Dix Sept Rosado e Carnaubais, foi apresentado como relator o tourense Gildenes Raimundo dos Santos, que fala da importância da participação nas Conferencias e o que ganham os municípios  “ganha em desenvolvimento urbano, capitação de recurso, na elaboração de reivindicações efetivas que serão levadas ao conhecimento dos nossos governantes a nível estadual e federal, para que viabilize algumas prioridades elegidas aqui durante as Conferências, para que aconteça nos próximos 2 anos”, concluiu Gildenes, secretário de Pesca do Município de Touros.  

O tema aborda enfoques no saneamento básico (água potável, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais), habitação, transporte, entre outros, que são discutidos e apresentados como propostas durante a Conferência.

Dra. Maria do Livramento(UFRN)
Doutora Maria do Livramento Clementino(UFRN),  falou ao portal, da surpresa que teve durante os debates:  “me surpreendo a medida que os problemas são debatidos, como as propostas são construídas de forma rápida.    A prova de que todo cidadão ou cidadã tem condições de debater, mostrando que conhece os seus problemas, para que outras esferas do governo possam desenhar as políticas públicas”, enfatizou Maria do Livramento, membro do Conselho Estadual da Conferência e professora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN.  

Nesta Conferência Estadual, estão sendo apresentadas as propostas específicas e gerais, aditivas e supressivas, que foram escolhidas pelos 144 municípios que realizaram  Conferências em 2013, onde participaram 12 mil pessoas.  O evento que teve início nesta quarta-feira(18), reuni 579 participantes entre delegados eleitos, convidados e observadores, na Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal, e terá o seu encerramento nesta quinta-feira(19) às 17 horas.

Dione Nascimento,da redação da 5ª Conferência Estadual, em Natal 

DEPUTADO WALTER ALVES: “ESTAMOS CONVERSANDO COM ROBSON FARIA E PODEREMOS CAMINHAR JUNTOS"

Walter, Garibaldi e Robson Faria
O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, admitiu conversas políticas com o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, presidente estadual do PSD e pré-candidato do partido a governador. Em entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94, o deputado, filho do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, acolheu a possibilidade de PMDB e PSD “caminharem juntos” nas eleições de 2014 para o governo e o Senado.
“A hora agora é de nós conversarmos com todos. Nós estivemos recentemente com o vice-governador – nós temos uma boa ligação, ele foi presidente da Assembleia – e estamos conversando com o PSD e poderemos caminhar juntos”, disse Walter, ao ser abordado sobre a possibilidade de aliança do PMDB do deputado Henrique Eduardo e do ministro Garibaldi Filho com o PSD de Robinson Faria.
Sobre a suposta filiação de Robinson Faria ao PMDB, o deputado Walter Alves disse não poder falar em nome do partido, que é presidido pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo. No entanto, segundo Walter, qualquer filiação ao PMDB seria bem-vinda. “Eu não posso falar pelo partido. Eu sou apenas um deputado estadual e não tenho essa autoridade. Agora, quem vier para o PMDB é muito bem vindo”, declarou.
Jornal de Hoje