terça-feira, 24 de setembro de 2013

TOUROS ENTRE AS QUATRO CIDADES QUE VÃO RECEBER RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE

Foto:  Dione Nascimento
O município de Touros é o único da região do Mato Grande a ser contemplado para receber recursos do Ministério da Saúde para construção de Unidades Básica de Saúde. Uma portaria do Ministério da Saúde relacionou as cidades aptas a receberem recursos para Construção de Unidades Básicas de saúde em todo o país.
No RN apenas quatro municípios foram contemplados. Brejinho e Gov. Dix-sept Rosado (01 unidade); São José do Mipibu (02 unidades); Touros (04 unidades) e São Gonçalo do Amarante (06 unidades). Cada unidade varia de R$408 mil a R$512 mil reais. Os recursos são do orçamento do Ministério da Saúde.
Fonte: Assis Silva
Publicidade

MUSEU HISTÓRICO DE TOUROS PARTICIPARÁ PELA 1ª VEZ DA PRIMAVERA DOS MUSEUS

Entre os dias 23 a 29 de setembro de 2013, ocorrerá a 7ª Primavera dos Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, cujo tema será: “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”, informa o Secretário Adjunto de Turismo, Luiz Penha.
Luiz Penha, Secretário Ad. Turismo

Nesse contexto, o Museu Histórico de Touros participará pela primeira vez do referido evento com a realização de uma programação na noite do dia 24 de setembro, terça-feira, que se estende até o dia 27, sexta-feira, período em que haverá visitação ao museu por parte dos estudantes e da população em geral.


No dia 24 de setembro, terça-feira, ocorrerá palestra do museólogo Gildo Santos Júnior, profissional pertencente aos quadros do Museu Câmara Cascudo, às 19h, no hall de entrada do Centro de Turismo, onde funciona o museu da cidade, bem como programação cultural para estudantes e público em geral.

Publicidade 

SERVIDORES PÚBLICOS DE TOUROS REUNEM-SE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA(24) PARA DEBATER O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA PRÓPRIA

Dra. Sandra Garcia é entrevistada por Rede Pindorama
Os servidores públicos de Touros estão sendo convidados pelo prefeito Ney Leite a participar de uma audiência pública, no Espaço das Dunas, nesta terça-feira(24), a partir das 9 horas, onde será colocado em pauta o Sistema de Previdência Própria e contará com a presença da doutora Sandra Maria Garcia, diretora da Associação Nacional dos Municípios e Estados.

O Sistema de Previdência Própria foi apresentado pela primeira vez em Touros, no dia 25 de abril deste ano, em audiência pública, no mesmo local, onde compareceram mais de 200 servidores, que de forma democrática debateram sobre o assunto.

Instalado em vários municípios do País, o Projeto de Lei do Sistema de Previdência Própria, já se encontra em poder dos representantes do legislativo municipal de Touros, para estudo.

Publicidade


CASA DE APOIO GERALDO GONZAGA DARÁ INÍCIO A AULAS DE FLAUTA DOCE NESTA SEXTA-FEIRA(27)

Crianças de todas as idades que são assistidas pela Casa de Apoio Geraldo Gonzaga, terão aulas de flauta doce a partir dessa sexta-feira(27), às 19 horas, na rua coronel Antônio Antunes, 175, centro de Touros.

De início, serão atendidas 25 crianças, com aulas ministradas pelo professor Manoel Devid Fernandes de Araújo CruzDeivinho”.  Graças a iniciativa da Casa de Apoio, outros setores estão levando a ideia para outras instituições,  o que é motivo de alegria para os idealizadores do projeto.

Publicidade

PREFEITO DE TOUROS ACATA PARECER JURÍDICO E CONCEDE 40% DE ADICIONAL PARA AGENTES DE SAÚDE

O prefeito de Touros, Ney Leite, juntamente com a Secretária de Saúde, Veruska Fonseca,  reuniram-se com os agentes em endemias no início da tarde desta segunda-feira(23), para apresentar o resultado do novo laudo técnico que traz como positivo o direito da categoria receber o adicional de 40%, que tinha sido suspenso enquanto se aguardava a o resultado oficial de um perito do ministério do trabalho, de acordo com o grau de insalubridade.
Coordenador, Roberto Campos, Prefeito Ney Leite e Veruska Fonseca, Secretária de Saúde
O Coordenador de Vigilância em Saúde, Francisco Roberto Campos, disse durante a reunião que “o prefeito agiu de forma correta, aguardando o resultado da perícia, solicitado pela Secretaria de Saúde, no início da sua administração.  O trabalho de avaliação foi necessário  e o prefeito não podia ir contra o parecer técnico.  Em razão do primeiro parecer desfavorável à categoria, foi necessário aguardar um novo parecer jurídico”, informou Roberto Campos.

Reconhecimento do trabalho
Agentes de Saúde comemoram com o prefeito Ney Leite, Secretária de Saúde e Coordenador 
Contente com o novo parecer jurídico, o prefeito Ney Leite lembrou que é preciso garantir aos agentes de saúde, o que lhe é de direito e de forma correta.   “Para mim foi um período de angústia, em razão desse equivoco judicial, até receber o resultado final de um outro parecer jurídico.  Esse resultado foi positivo para os que tem direito aos 40% de insalubridade, eliminando todas as dúvidas.  E vocês já receberão a partir desse mês de setembro.   O prefeito enfatizou que é motivo de alegria “pagar o adicional de insalubridade aos agentes de saúde, por ser eles os responsáveis pela proteção principal dos combates às endemias no município e que sempre desejou caminhar junto,  atendendo inclusive ao pedido da própria categoria em nomear Roberto Campos, Coordenador de Vigilância em Saúde,  concluiu o prefeito, que foi aplaudido por todos.

A Secretária de Saúde, Veruska Fonzêca, destacou a importância do adicional que faz justiça a um segmento da sociedade formado por verdadeiros anjos da guarda.   “Preciso estar em sintonia com vocês, pois temos muito a fazer.   Acompanho o trabalho dos agentes que são de suma importância para o município no combate as endemias”, disse Veruska.

O Exercício do Trabalhador em condições de insalubridade assegura ao mesmo a percepção de adicional incidente, sobre o salário mínimo da região, de acordo com o grau da insalubridade do agente nocivo, nos Grau Máximo: 40%; Grau Médio: 20%; e Grau Mínimo: 10%, conforme dispõe a item 15.2 da NR-15 - Portaria 3214/78.

FAMILIAS RECEBEM AULAS DE CONHECIMENTOS SOBRE PONTOS TURÍSTICOS DE TOUROS DURANTE PASSEIO

HORÁRIO DE VISITA AO FAROL: SÁBADO E DOMINGO DAS 14 ÀS 17 HORAS 
Neste último sábado(21), 35 famílias que fazem parte da Casa de Apoio Geraldo Gonzaga, participaram de passeio recreativo, onde tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos de Touros.  Na oportunidade, passaram pelo Marco Zero da BR-101 e no maior farol da América Latina “Farol do Calcanhar”, acompanhados por um guia que passava as informações necessárias para o conhecimento dos participantes.
  
Marco Zero da BR-101
O segundo maior farol do mundo, localizado em Touros, está aberto ao público nos sábados e domingos das 14 às 17 horas, para visitação.  No entanto, se for em excursão, deverá entrar em contato com a Marinha pelo telefone:   (84)3502-5402 e informar a quantidade de pessoas.

Agradecimento:
A diretoria da Casa de Apoio Geraldo Gonzaga, agradece a Secretaria de Transportes, Ação Social e prefeito Ney Leite, pelo incentivo ao trabalho social desenvolvido.
Crianças tomam banho na praia
Farol do Calcanhar, crianças jogam bola