terça-feira, 22 de outubro de 2013

CREA-MÓVEL ESTARÁ EM TOUROS E RIO DO FOGO COM ATENDIMENTO AO PÚBLICO


O Crea-Móvel estará nas cidades Rio de Touros e Rio do Fogo no final do mês para atender os profissionais e a população. O acerto foi feito pelo presidente Modesto Ferreira dos Santos e as prefeituras dos dois municípios. A unidade móvel  estará prestando atendimento ao público no horário das 8 às 17 horas.

A programação começa no dia 29, em Rio do Fogo; e no dia 30, em Touros. O Crea-Mòvel vai ficar estacionado nas praças centrais de ambas as cidades. A equipe do Crea-RN vai prestar atendimentos em relação a regularização de obras, novos registros de ART, anuidades e os demais serviços do Crea-RN aos profissionais e a população local.

AULA INAUGURAL DO E-TEC SERÁ REALIZADA NESTA TERÇA-FEIRA NO CENTRO DE TURISMO

Entre os cursos oferecidos nesta etapa, estão informática e cooperativismo; realização do evento é uma parceria entre o EAJ, UFRN e Prefeitura de Touros.
Nesta terça-feira (22), às 19h, será realizada no Centro de Turismo, a aula inaugural do programa Escola Aberta do Brasil (E-Tec) – polo de Touros. O evento contará com a presença dos alunos e tutores selecionados. Entre os cursos oferecidos estão: Informática e Cooperativismo.

De acordo com a coordenação do E-TEC em Touros, os cursos técnicos oferecidos são os primeiros disponíveis a população do município na modalidade semi-presencial em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Prefeitura Municipal de Touros.

Mais informações sobre os cursos do E-TEC podem ser obtidas com a coordenação do evento, na sala 03, no Centro de Turismo.
 
CURSOS DO E-TEC
 
Tal iniciativa constitui-se uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. Trata-se, pois, de um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico público, através da modalidade de educação a distância, visando levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino técnico e para a periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio.

TURISMO EM TOUROS É TEMA DE ENTREVISTA NO JORNAL VERDADE DA SIM TV

Prefeito Ney Leite falou sobre as potencialidades turísticas do município, capacitação dos jovens para receber cada vez visitantes e dificuldades financeiras devido a queda do FPM.
Prefeito Ney Leite concede entrevista na SIM TV, Jornal Verdade(Foto: Dione Nascimento)
Em entrevista ao vivo, aos jornalistas Túlio Lemos e Débora Oliveira, no Jornal Verdade da Sim TV, o prefeito de Touros, Ney Leite, destacou as belezas naturais do município, a capacitação de jovens e as dificuldades administrativas enfrentadas pelos gestores com a queda dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

No início da entrevista, o jornalista Túlio Lemos perguntou sobre o evento, promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), nesta segunda-feira (21), que reuniu prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas locais e nacionais para discutir os repasses do FPM. “ O evento foi muito importante para o Rio Grande do Norte, tanto para os prefeitos que acreditam que, a partir daí, irão mostrar forças no Estado, quanto para o fortalecimento da classe política”, respondeu Ney Leite.

Em relação ao Turismo, o prefeito destacou as belezas naturais do local.  “O turismo de touros é um turismo pronto e para melhorar isso estamos preparando os jovens, através dos cursos de capacitação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego).  Touros tem uma capacidade turística muito grande, sol e mar, 40 km de praia e parrachos belíssimos. Touros tem um potencial religioso muito grande, temos uma igreja que é Santuário.  Turismo religioso, cultural e histórico com canhões da 2ª Guerra Mundial.  Portanto, temos um cenário pronto para receber o turista”, destacou.

Ney Leite lembrou ainda que o município é a “Esquina do Brasil”, além disso, tem o km Zero e praias belíssimas já divulgadas em revistas de circulação nacional. “Hoje, nossa luta é trazer o turista de volta e cuidar do nosso patrimônio turístico”.   LEIA MAIS:  Asessoria da Prefeitura de Touros
ERRATA:  Aonde ler-se canhões da 2ª Guerra, leia-se coloniais.

EX-ALUNAS DA ESCOLA JUNQUEIRA AYRES SE ENCONTRAM COM SEUS FUNDADORES APÓS 40 ANOS

Dione Nascimento, Dra. Djalmira e Dr. Orlando
As ex-alunas do antigo Ginásio Comercial de Touros, atualmente a maior escola do município tourense, fizeram visita surpresa aos seus fundadores o juiz de direito Orlando Flávio Junqueira Ayres e a professora e psicóloga Djalmira Santiago Junqueira Ayres. 

Dione Nascimento e Nizete dos Santos, além da afilhada Jeane da Silva, passaram o final de semana em Recife-PE, com a família Junqueira Ayres, e na oportunidade o casal concedeu entrevista a repórter1501, que será publicada neste portal, na próxima sexta-feira(25). 
Dione, Jeane, Djalmira, Sofia, Patrícia e Nizete
Na entrevista, doutor Orlando e sua esposa Djalmira, falam detalhes da criação do ginásio e a passagem da família pela cidade de Touros, por quem declaram uma grande paixão.

MISSA POR CURA E LIBERTAÇÃO NO SANTUÁRIO DE TOUROS

Será realizada no dia 7 de novembro, às 19 horas, no Santuário do Bom jesus dos Navegantes, Missa de Oração, por cura e libertação, que será celebrada pelo padre Felipe.

PREFEITO DE TOUROS FOI ENTREVISTADO NA REDE TV, PROGRAMA JORNAL VERDADE, NESTA SEGUNDA-FEIRA(21)

Prefeito de Touros em entrevista a Rede TV (Foto: Dione Nascimento)
Entrevistado por Túlio Lemos e Débora Oliveira, o prefeito Ney Leite falou da mudança do percentual do FPM pelo governo federal e disse que os políticos do RN estão de mãos dadas para lutar pela melhoria dos municípios.

Respondendo ao apresentador Túlio Lemos, o prefeito disse que “o turismo de touros é um turismo pronto e para isso estamos preparando os jovens através do PRONATEC.  Touros tem uma capacidade turística muito grande, sol e mar, 40 km de praia e parrachos. Touros tem um grande potencial religioso, temos uma igreja que é santuário.  Turismo religioso, cultural, 2ª guerra, canhões colônias.  Portanto temos um cenário pronto para receber o turista e o visitante”, disse Ney Leite.

Turismo, dificuldades financeiras da prefeitura, educação e saúde foram os pontos mais lembrados pelo prefeito.  “Touros hoje paga o piso salarial.  Touros que era uma mancha negra na educação, hoje está começando uma nova história na educação do município.  A saúde do nosso município hoje é exemplo”, relatou o prefeito.


O assunto abordado pelos apresentadores Túlio Lemos e Débora Oliveira foi “ações da nova gestão”.