quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA ACATA PROPOSTA DE FÁBIO FARIA PARA COMISSÃO GERAL "SOS MUNICÍPIOS"


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), aprovou a realização de uma Comissão Geral no Plenário Ulysses Guimarães para debater a crise financeira vivenciada pelos municípios brasileiros, proposta pelo segundo vice-presidente, Fábio Faria (PSD/RN). O requerimento 8940/2013 foi protocolado na tarde desta quarta-feira (30), com assinatura de apoio de todos os líderes partidários. 

“Essa será uma oportunidade de trazermos para o Plenário da Câmara uma discussão mais ampla e aprofundada da grave situação enfrentada pelos municípios, tão bem relatada recentemente no movimento ‘SOS Municípios’, realizado em Natal há cerca de dez dias. Apesar de ser um tema frequente na Casa, entendemos que é necessário amplificarmos o debate neste momento”, justificou Fábio Faria em discurso.

Segundo Henrique Alves, debater a crise financeira dos municípios na Câmara também é compromisso seu, assumido no encontro “SOS Municípios”. O presidente indicou que a Comissão Geral poderá ser realizada na manhã de 12 de novembro, data em que está programada uma grande mobilização de prefeitos em Brasília, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

No Requerimento, Fábio Faria indica que sejam convidados para o debate a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Federação de Municípios da região Nordeste, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a Frente Nacional dos Prefeitos e a Associação Brasileira de Câmaras Municipais, entre outros órgãos.

PREFEITO DE TOUROS FALA SOBRE CRISE NOS MUNICÍPIOS DURANTE ENTREVISTAS NA TV, RÁDIO E JORNAL

Nesta quarta-feira (30), foram exonerados 499 cargos comissionados e contratados. Queda constante de recursos do FPM, FUNDEB e ICMS enfraqueceram sistema financeiro.

Prefeito Ney Leite é entrevistado na TV Tropical nesta quarta-feira(30)
O prefeito de Touros, Ney Leite, desde a última segunda-feira (28), tem cumprido uma agenda intensa de entrevistas aos meios de comunicação do estado. A exoneração de 499 cargos comissionados e contratados, além da crise financeira enfrentada, não só em Touros, mas nas prefeituras de todo o país foram discutidas nos jornais locais, rádios e programas jornalísticos na TV.
Prefeito Ney Leite entrevistado na 96 FM nesta quarta-feira(30)
“Esta não é a realidade que eu gostaria de estar assistindo, mas infelizmente, tive que ser corajoso e responsável, devido à queda de recursos constantes. Para não prejudicar os setores de assistência básica, tive que diminuir o número de pessoas e reduzir gastos com aluguéis, combustível, material de expediente, horas extras, enfim, tive que mexer em quase todas as áreas”, explicou Ney.
Prefeito de Touros, Ney Leite entrevistado nesta segunda-feira(28) na 98 FM
Em todas as entrevistas, o prefeito de Touros, apresentou números que comprovam a queda de recursos fundamentais para a administração dos municípios. “Tivemos reduções muito bruscas no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e ICMS (Imposto de Circulação de Mercadoria e de Serviços), recursos fundamentais para o gerenciamento do município. Somos informados pelo Governo Federal sobre o recebimento de valor X, mas quando bate na conta, após todas as deduções, recebemos menos X. Por isso, infelizmente, tive que demitir e remanejar todos os efetivos para assumir as pastas que ficaram descobertas. Uma ação brusca, porém necessária”, enfatizou.   LEIA MAIS

PREFEITO DE TOUROS SERÁ ENTREVISTADO NA TV PONTA NEGRA EM NATAL


O prefeito de Touros, Ney Leite(PSD), estará sendo entrevistado às 13h30, na TV Ponta Negra, afaliada do SBT no Rio Grande do Norte. 


Diante das dificuldades financeiras que os municípios enfrentam, principalmente pela queda de recursos do FPM e FUNDEB, prefeitos vem tomando decisões de exoneração em massa e fechamento das prefeituras.

PREFEITURAS FECHARÃO PORTAS EM PROTESTO CONTRA CRISE FINANCEIRA

As prefeituras do Rio Grande do Norte promoverão nos próximos dias 5 e 6 de novembro (terça e quarta-feira da próxima semana) um protesto coletivo e simbólico contra a crise financeira. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 29, em assembleia convocada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).
No protesto, que faz parte do movimento SOS Municípios, lançado no último dia 21, as Prefeituras terão suas sedes administrativas fechadas e sinalizadas com uma faixa preta e uma mensagem à população. Os serviços públicos essenciais serão preservados.
Também nos dias 5 e 6, uma comissão de prefeitos, liderada pelo presidente da FEMURN, Benes Leocádio, estará em Brasília onde pretende visitar todos os parlamentares federais do Estado. Os prefeitos pretendem solicitar que deputados e senadores se comprometam em votar de acordo com os interesses dos municípios.
PUBLICIDADE

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DIVULGA RESULTADO DE CONCURSO PÚBLICO

A Assembleia Legislativa do RN publicou na edição desta quarta-feira, 30, do Diário Oficial, a relação dos candidatos aprovados no primeiro concurso público da sua história. CLIQUE AQUI e acesse a lista de aprovados.

PUBLICIDADE

PREFEITO DE TOUROS FALA AO VIVO NA RÁDIO 96 FM DE NATAL NO JORNAL 96


TOUROS, NO TÚNEL DO TEMPO!

Aula inaugural do Ginásio Comercial de Touros, na sala do Grupo Escolar Coronel
Antônio Florêncio do Lago - Touros/RN

PREFEITURA DE TOUROS DÁ INÍCIO A OPERAÇÃO TAPA BURACOS

Ação será realizada nos 4km de estrada que ligam a entrada da cidade a BR 101.    O DER tem um prazo de dez dias para a conclusão de todo o trecho.

Operação Tapa Buraco tem início em Touros (Imagens: Dione Nascimento)
A Prefeitura de Touros, através da Secretaria Municipal de Obras, em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens-DER, deu início nesta terça-feira (29), a operação “tapa buracos” na entrada da cidade.   A ação será realizada nos 4km de estrada que ligam a BR 101 ao município.

Francisco de Assis Macêdo
Segundo Francisco de Assis Macêdo, chefe do 3º distrito rodoviário “esta operação tapa buracos, está numa programação do 3º distrito rodoviário, com apoio técnico administrativo do DER, que tem o prazo de entrega até 20 de dezembro.  Em Touros, estamos tendo todo apoio da Prefeitura Municipal, inclusive com os guardas de trânsito que dão apoio para evitar acidentes durante a operação e da Secretaria de Obras”, ressaltou.

A operação tem até dez dias úteis para ser concluída.   Ao todo, onze homens estão trabalhando durante todo o dia para tapar os buracos na entrada da cidade.   A Prefeitura não disponibilizou recursos, mas viabilizou a hospedagem dos operários e equipe do Departamento Municipal de Trânsito-DEMUTRAN para sinalização do local e segurança dos veículos, pedestres e equipe do DER.