terça-feira, 8 de abril de 2014

PREFEITURA DE TOUROS EM PARCERIA COM O PRONATEC LANÇA PROGRAMA MULHERES MIL

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases uma política social de inclusão e gênero a mulheres em situação de vulnerabilidade social com acesso à educação profissional, ao emprego e renda, e faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria. Em Touros, o projeto será realizado em parceria com o PRONATEC e a Prefeitura Municipal, oferecendo os cursos de Pintura em Tecido, Bordado a Mão e Confeccionador de Bijuterias, com 25 mulheres por turma, totalizando 75 mulheres. 

Para o coordenador estadual do programa ”Este momento é para nós, motivo de muita alegria!  Isto porque, estamos participando desde a concepção do projeto em 2011, em Brasília, e a gente não tinha certeza onde o programa chegaria.  Percebemos que a fisionomia dos municípios, das pessoas, mudaram.  Deixa-se de ser uma pessoa civil, para ser uma pessoa profissional.  Agora, cabe a ela a procura do emprego e, os gestores públicos, que também devem motivar o emprego para essas pessoas”, expressou  João Inácio Filho.

Durante o seu discurso, João Inácio lembrou o trabalho desenvolvido em Touros por meio do PRONATEC, que contabilizou 3 mil e 200 alunos, capacitados por meio de 123 cursos oferecidos no município, totalizando um investimento em torno de 2 milhões e   500 mil reais. De acordo com o coordenador, no segundo semestre deste ano, serão oferecidos cursos de Guia de Turismo nos distritos de Carnaubinha e Perobas.
Nas palavras do prefeito Ney Leite, “o povo do município era muito carente de cursos profissionalizantes.  Vestir a camisa do PRONATEC,  é vestir desenvolvimento.  É dizer para a sociedade que está pronto para o mercado de trabalho.  Precisa-se acabar com essa história de apenas, comerciante. pesca, agricultura.  É importante se ter um grande leque de outras oportunidades, e Touros, tem hoje, mais de 3 mil pessoas qualificadas, com seus diplomas, preparados para assumir um emprego.  Esse é o maior presente que um gestor pode oferecer ao seu povo”, disse o prefeito do município.  

Para Ney Leite, Prefeitura e PRONATE é uma parceria consolidada com a implantação do Programa Mulheres Mil.
De acordo com a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social , “posteriormente será oferecido o curso de Manicure, com mais vinte e cinco alunas, disponibilizando mais quatro cursos pelo CRAS de Touros e quatro cursos pelo CRAS de Cajueiro, num total de 200 mulheres atendidas”, concluiu Andréa Karine Ribeiro, coordenadora do programa. 
A aula inaugural, aconteceu na noite desta segunda-feira (7), no Centro de Turismo da cidade, e contou com a presença de mais de 200 alunos do PRONATEC.