TOUROS

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

SALA DO EMPREENDEDOR  EM TOUROS ATENDE MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS LOCAIS

Local é destinado para orientação e formalização de empresas, com redução da burocracia, maior agilidade e promoção do desenvolvimento econômico do município.
A Prefeitura de Touros, em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) disponibiliza a todos os empreendedores locais um espaço destinado para orientação e formalização de empresas, com redução da burocracia, maior agilidade e promoção do desenvolvimento econômico do município – a Sala do Empreendedor.

Localizada no prédio do Centro de Turismo, na Avenida Prefeito José Américo, sala 01, o espaço é mais uma ação conjunta que tem como principal objetivo informar a população tourense sobre os benefícios e a importância de ser dono do próprio negócio. O local também é um importante instrumento do público de fomento do empreendedorismo em Touros.

 A finalidade da sala é agilizar e facilitar o atendimento ao cidadão que pretende abrir empresa em Touros. O espaço também possibilita a realização de ações integradas com setores da sociedade que visam fomentar o empreendedorismo local. Os empreendedores individuais podem obter alvarás, informações sobre documentação necessária para formalização das empresas, além de consultas prévias as etapas de registro ou inscrição na Junta Comercial (aberturas, alterações, baixas, extinções, etc.)

Para que o cidadão entenda melhor a função da Sala do Empreendedor, segue uma lista dos serviços prestados no local: Informações sobre o registro do Micro Empreendedor Individual (MEI); Fornecimento de cadastro na Prefeitura e respectivo Alvará de Localização;  Informações sobre linhas de crédito; Informações sobre cursos que serão realizados pelo sistema S, universidades e outras instituições no município; Realiza anualmente a declaração do Simples Nacional para Empreendedor Individual (EI); Emite Certidões Negativas para o EI e Micro e Pequenas Empresas (MPE);  Divulga produtos e serviços dos EI, através de Mídias Sociais (Facebook e Blog) e rádio.

Os cidadãos interessados em mais informações podem procurar o agende de desenvolvimento, Alison Rodrigo, no período das 8h ao 12h e 13h às 17h, na Sala do Empreendedor, ou encaminhar e-mail para o endereço :  saladoempreendedor.pmt@gmail.com.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde organiza ações diversas nos postos de saúde do município;  nesta quarta-feira (9), as mulheres foram orientadas sobre a importância do auto-exame da mama.
A programação da campanha “Outubro Rosa” em Touros teve inicio com ações diversas promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quarta-feira (9), foram realizados exames preventivos e palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama, colo do útero, planejamento familiar e nutrição no posto de saúde do Largo de Nossa Senhora.


“O câncer é uma doença que ao ser diagnosticado precocemente pode ser tratada sem grandes cirurgias e proporções para o paciente. Fazendo o auto-exame a chance de cura é muito grande, por isso a importância desta campanha. Independente de ter mais de 40 anos, com 20 ou 25 anos, as mulheres devem se prevenir, principalmente aquelas que tem parentes de primeiro grau que já tiveram a doença”, explicou a médica Louise Ferreira.
Dra. Louise Ferreira
A doutora Louise Ferreira ministrou palestra sobre a prevenção do câncer de mama e orientou as mulheres sobre como fazer o auto-exame, ele ressaltou também o drama das mulheres vítimas da doença. “Eu trabalhei na Liga do Câncer e vi o drama psicológico que as mulheres passam, principalmente, nos casos em que é necessário a retirada da mama. Sabemos como as mulheres são vaidosas e aí o sofrimento é maior, por isso, é muito importante o apoio familiar e psicológico. Temos que acabar com esse medo de ir ao consultório. Infelizmente, muitas mulheres são muito desinformadas, principalmente, no interior, por isso a importância de campanhas como estas e façam o auto-exame, apalpem suas mamas no espelho e observem qualquer tipo de alteração”, ressaltou.
Nutricionista Ana Carolina

A nutricionista Ana Carolina Costa, explicou sobre a alimentação adequada para evitar doenças cancerígenas e o cuidado com o controle de peso. 

Para a dona de casa, Ana Maria Medeiros de França, "a campanha esclarece muitas dúvidas e reforça a gravidade da doença e a importância do auto-exame", enfatizou a dona de casa.




25 de setembro de 2013

PREFEITO DE TOUROS FOI SURPREENDIDO COM MANIFESTAÇÕES DE CARINHO NA FESTA DO SEU ANIVERSÁRIO

Em noite festiva, Ney Leite recebe homenagem de assessores e servidores.  Sejam todos bem vindos!






























11 de setembro de 2012
EQUIPES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DISCUTEM MELHORIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Profissionais debateram nesta quarta-feira (11) sobre a metodologia e ações do Nasf no município de Touros. Atualmente o município conta com 15 equipes completas do PSF.
Profissionais da Saúde que fazem parte das equipes do Programa Saúde da Família se reuniram nesta quarta-feira (11) para discutir e colocar em prática a metodologia estabelecida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Cerca de 60 profissionais entre psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionais e fisioterapeutas participaram do encontro realizado no Centro de Turismo.
“Este encontro tem como objetivo principal o redirecionamento do Programa Nasf no município de Touros. O Nasf é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica. Muitos profissionais estavam sentindo dificuldades em cumprir as metas e propostas do Núcleo que representa um trabalho conjunto. Ao assumir a Saúde, me comprometi em trabalhar para utilizar a proposta do Programa, de acordo com o Ministério da Saúde, e colocá-la em prática como deve ser feita, sempre um profissional trabalhando em conjunto com o outro e não de forma isolada”, explicou a secretária de Saúde, Veruska Fonseca.
Na abertura do evento, o prefeito de Touros, Ney Leite, destacou a importância do trabalho dos Programas de atenção às famílias e ressaltou a preocupação da administração municipal em manter a Saúde de Touros sempre funcionando. “Sei que a Saúde enfrenta crises no âmbito nacional e estadual, mas graças ao esforço dos nossos profissionais, o município dispõe de 15 esquipes do PSF completas, além de médicos de todas as especialidades trabalhando no Hospital e atendendo diariamente a população. Esse é um grande êxito para o município. Discutir melhorias para o trabalho da Saúde é sempre necessário”, declarou Ney Leite.
Os Nafs são equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam junto aos profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de SF às quais o NASF está vinculado.
Diversas ocupações podem compor as equipes do Nasf, entre elas: Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Profissional da Educação Física, Nutricionista, entre outros. Os profissionais dos Nasf podem potencializar as ações de saúde já desenvolvidas pela Atenção Básica, através do apoio especializado.

11 de setembro de 2013
MORADORES DA SERRA VERDE SÃO SURPREENDIDOS COM ÁGUA NAS TORNEIRAS

Prefeito Ney Leite fez questão de ir pessoalmente à Região contar a novidade aos moradores. Cerca de 300 famílias serão beneficiadas; local era abastecido por carros pipa.

Os moradores da região da Serra Verde foram surpreendidos nesta terça-feira (10) com a notícia de que a Prefeitura de Touros resolveu todo o trâmite burocrático que impedia a distribuição de água no local. Mesmo após a construção, realizada com recursos Federais (Funasa), a rede de abastecimento d’água no local interligada a adutora do Boqueirão, há cerca de quatro anos, não funcionava e a população continuava a ser abastecida por carros pipa.

“Há anos a população ouvia promessas. Existia um processo burocrático que precisava ser resolvido o mais rápido possível. O mais difícil era a rede de abastecimento e a adutora, e isso nós já tínhamos. Não fazia mais sentido essa região sofrer com a falta d’água. É um problema que poderia ter sido resolvido em anos anteriores, mas se não fizeram, estamos aqui para fazer e fizemos. Agora o Saae será responsável por esta distribuição e fico feliz em fazer parte de mais uma vitória para a região da Serra Verde. Mas não paramos aqui, sei que ainda temos outras pendências na região”, enfatizou o prefeito de Touros, Ney Leite.

Todo o processo de ligação foi finalizado na tarde desta terça-feira (10). Em seguida, o prefeito Ney Leite fez questão de ir pessoalmente a região contar a novidade. Algumas casas já tem água nas torneiras, outras aguardam o enchimento das caixas d’água.

“Em breve, volto a região para comemorarmos este que é um direito de todo cidadão. Sei que há muitos anos a população pedia agilidade e sonhavam com água jorrando das torneiras. Isso não é mais um sonho, é realidade. E este é o trabalho do gestor, fazer o melhor pela população”, concluiu o prefeito de Touros.

O diretor do Saae, Jaci Silva do Nascimento, explicou que a população passa a usufruir água de qualidade. “Há um século essas pessoas sofrem com a falta d’água. Agora, passam a receber água de qualidade através da Adutora do Boqueirão que passa para São Bento e faz essa distribuição contribuindo para que o problema seja solucionado”, explicou.

O trabalho da rede de abastecimento foi possível, por meio de um acordo entre a Prefeitura de Touros, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) responsável pela distribuição de água no Estado.

Segundo Jaci, o maior problema encontrado foi negociar com a Caern. “Para atender aos anseios da população da Serra Verde e demais povoados, o Saae estará comprando a água da Caern que será paga com o recebimento das tarifas cobradas aos usuários, sendo o pagamento complementado pelo Saae.  Isto está acontecendo graças a sensibilidade e determinação da atual administração”, concluiu o diretor do SAAE.

Entre as comunidades, distritos e assentamentos beneficiados estão: Chico Mendes I, Chico Mendes II, Tubiba I, Tubiba II, Baixa Funda, Ubaeira, Arribão, Cajá e Recanto.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

IDOSOS DE TOUROS PARTICIPAM DE OFICINAS QUE REÚNEM DANÇA, ARTE E CULTURA

Projeto desenvolvido pela prefeitura beneficia 50 idosos; A turma da terceira idade se reúne toda segunda e quarta-feira para um trabalho corporal que resgata a cultura popular.
Promover o desenvolvimento social dos idosos, através de um trabalho sério e prazeroso unindo Arte e Educação é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania. Este trabalho é realizado duas vezes na semana, no distrito de Carnaubinha e em Touros, beneficiando 50 idosos.

Nas oficinas "Corpo, cultura e movimento", que fazem parte da 1º Capacitação "Linguagem, Arte e expressão", os idosos tem a oportunidade de vivenciar práticas corporais, como o alongamento, aquecimento corporal e dinâmicas coreográficas, sempre ligado ao universo das culturas populares."É muito bom poder desenvolver este trabalho com os idosos. É um resgate da nossa cultura popular brasileira, tão sufocada pela sociedade e pelas tecnologias, destacou o arte-educador Abraão Lincon.

Abraão lembrou ainda da atividade física que a turma da terceira idade desenvolve, unindo movimentos, dança, cultura e qualidade de vida. “Os idosos descobrem o prazer da dança, do movimento, e de tantos ritmos populares que o Brasil possui. Dançar é arte e também é saúde para os idosos”, enfatizou.

Dos 50 idosos atendidos, 25 são da turma de Carnaubinha (distrito de Touros) e 25 de Touros. As aulas em Carnaubinha são realizadas no Centro social, nas segundas e quartas, das 15h30h às 16h30h. Em Touros, as aulas acontecem no Clube de mães, também nas segundas e quartas, no período das 16h40 às 17h40h.

EM TOUROS, ESCOTEIROS E CASA DE APOIO FAZEM PARCERIA EM PROL DA CIDADANIA


A Casa de Apoio Geraldo Gonzaga fechou parceria com o 17º Grupo de Escoteiro Gaspar de Lemos, neste último sábado(10), nas instalações do antigo Hotel Samburá, onde passarão a se reunir, nos sábados as 14 horas. 


O escotismo é um movimento voltado às crianças e aos jovens com o objetivo de, através de experiências campestres, colaborar para que eles assumam seu próprio desenvolvimento, trabalhando potencialidades físicas, sociais, intelectuais, afetivas e, principalmente, o caráter. 

Esta parceria só vem favorecer o trabalho Casa de Apoio que desenvolve um trabalho social, educativo, evangelizador e cultural em prol das famílias tourenses, de forma particular às crianças e adolescentes. 


terça-feira, 13 de agosto de 2013

TOUROS SEDIA ENCONTRO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO MATO GRANDE

Representantes de 15 munícipios nivelam informações e discutem a importância da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa sob a orientação do Sebrae/RN

Em parceria com a Prefeitura de Touros, o Sebrae/RN está realizando nesta terça-feira (13), o Encontro de Agentes de Desenvolvimento do Território Mato Grande. O evento acontece no Centro de Turismo, no período das 9h às 18h30 e irá possibilitar o nivelamento de informações entre os agentes que atuam nos 15 municípios da região.

De acordo com a gestora do território do Mato Grande, Adriana Bezerra, após a capacitação dos agentes de desenvolvimento, o grupo se encontra para discutir as principais necessidades do local e a apresentação de um Plano de Ação do Município para 2014. “O mais importante hoje é nivelarmos as informações, até porque tivemos algumas mudanças e é necessário que o agente de desenvolvimento tenha conhecimento de cada uma delas. Outro ponto é entender a importância da aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas” destacou.

Na abertura do encontro, o prefeito de Touros, Ney Leite falou sobre a importância da parceria entre o Sebrae/RN e a administração municipal. “O Sebrae pra mim é sinônimo de credibilidade, por isso, desde de março, estamos trabalhando para proporcionar capaciaçaõ para os moradores de Touros. Acho que todo prefeito tem a obrigação de incentivar este tipo de trabalho. Hoje tenho a certeza de que, com os cursos  e capacitações promovidas pelo Sebrae, a população está mais apta para disputar uma vaga no mercado de trabalho e o município pronto para receber grande empresas fornecendo mão de obra local qualificada”, disse o prefeito.

Ney Leite lembrou ainda que a Prefeitura já dispõe da “Sala do Empreendedor”, um espaço destinado aos futuros e atuais micro e pequenos empresários, e tem se esforçado para a implementação da Lei Geral – ação que irá beneficiar o comércio local nas compras públicas. “Temos que beneficiar o nosso comércio. Qualificando e facilitando a vida do pequeno e micro empreendedor, nós incentivamos que o tourense fique na sua cidade, trazer a força para dentro do nosso município. Sei que aqui estão sendo plantadas sementes e cada um de vocês será responsável por esta semente de transformação e mudança”, concluiu.

A programação do encontro inclui palestras com os temas: “Como participar das licitações para fornecer ao Governo local”; “Importância da implementação da Lei Geral no Mato Grande” e “Apresentação do Programa Sebrae/RN no território da cidadania e função do agente de desenvolvimento”. Também serão apresentadas experiências de São Miguel do Gostoso e Riachuelo.

 O encontro reúne 16 agentes de desenvolvimento dos municípios de João Câmara, Pureza, Rio do Fogo, Touros, São Miguel do Gostoso, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Pedra Grande, Parazinho, Ceará-Mirim, Bento Fernandes, Jandaíra, Poço Branco, Taipu e Maxaranguape.

Os agentes de desenvolvimento são profissionais nomeados pelos municípios para contribuir com a implementação da Lei Geral, documento com todos os temas de incentivos, desburocratização e desoneração relacionados às Micro e Pequenas Empresas (MPE). Também entram em contato com os empreendedores e divulgam as atividades realizadas no programa Territórios da Cidadania.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ESCOLAS MUNICIPAIS DE TOUROS ANTECIPARÃO CALENDÁRIO POR CONTA DA COPA DO MUNDO EM 2014

Objetivo é atender lei que estabelece recesso durante o Mundial e cumprir os 200 dias letivos exigidos pelo MEC


A Copa do Mundo em 2014 poderá fazer com que as aulas tenham início mais cedo no município de Touros-RN.  É o que informa a secretária de educação Maria do Socorro França, que para atender a exigência de 200 dias letivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, as escolas anteciparão o início das aulas para dia 15 de janeiro de 2014.  “Essa é a saída encontrada para cumprir o artigo 64 da Lei Geral da Copa, segundo o qual os estabelecimentos de ensino públicos deverão estar de férias entre 12 de junho e 13 de julho, período em que será realizado o Mundial”, concluiu Socorro.

A educação é uma das prioridades do prefeito Ney Leite, e a secretaria, tem procurado corresponder aos anseios da atual gestão, investindo em melhoria de escolas e qualidade no ensino.  Prova é, que mesmo sem os valores do PDDE, a prefeitura atendeu a todas as escolas de Janeiro a Junho, possibilitando o andamento normal das aulas no município de Touros.  

PARÓQUIA DE TOUROS CONVIDA POPULAÇÃO PARA SOLENIDADE DE POSSE DO NOVO PÁROCO



Durante as celebrações das missas deste domingo(11), a população tourense foi convidada a participar da solenidade de posse do novo pároco e reitor do Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, padre Edvaldo Alexandre de Brito, que será celebrada no próximo dia 17 as 19 horas, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

“O padre é constituído para ser um bom pastor, a fim de pastorear as ovelhas que não são suas, mas de Jesus.”  (Bento XVI)

Confirme a sua presença pelo número (84) 9414-9868

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TOUROS REALIZOU II OFICINA PEDAGÓGICA

A Secretaria de Educação de Touros, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou na Escola Municipal Junqueira Ayres, a II Oficina Pedagógica em 2013, que aconteceu na última sexta-feira(9)

Segundo a coordenadoraRosângela Silva, “a metodologia facilita o trabalho do coordenador e a organização do grupo.  Os módulos terão sempre o mesmo roteiro, ou seja, têm objetivos gerais e propósitos semelhantes, variando os objetivos específicos e conteúdos”, informou Rosângela.

O que são Oficinas Pedagógicas
São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.

Objetivos

* Criar instrumentos para que coordenadores pedagógicos, diretores e professores possam organizar e coordenar grupos de estudo e reflexão, desenvolvendo seqüências didáticas que disseminem uma prática sócio-interacionista do ensino da leitura e da escrita e possibilitem a reflexão teórica integrada à prática de sala de aula. 

sexta-feira, 09 de agosto de 2013

PREFEITURA DE TOUROS E EXÉRCITO REALIZARÃO AÇÃO CÍVICO-SOCIAL

Atendimentos médicos e odontológicos em diversas áreas. Palestras educacionais e preventivas. Jogos e atividades de lazer e cultura.  Estas e outras ações serão desenvolvidas graças a uma parceria entre a prefeitura de Touros e o Exército Brasileiro nos próximos dias 16 e 17, das 8h às 17h, na avenida Vinte e Sete de Março (em frente ao Hospital da cidade).

Serviços disponibilizados

A Ação Cívico-Social de Touros irá oferecer atendimento médico-odontológico, palestra sobre escovação, tendo a frente profissionais do Hospital de Guarnição de Natal em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde e Educação.   Além disso, serão desenvolvidas atividades de recreação e palestra sobre DST;  apresentação da Banda de Música do Exército;  serviço militar, de identificação civil, de cartório ao cidadão, e atividades do sistema ‘S’.

Segundo o major Fábio, “além do atendimento médico, laboratorial, odontológico, serviço de farmácia e enfermagem, também, em paralelo, teremos apresentações culturais.  É muito importante que  jovens com 17 anos e 6 meses de idade, que não se apresentou, compareça para regularizar a sua situação militar em razão de que qualquer situação que ele necessite para concurso ou emprego, sem essa regularização não vai ser possível.  Esses jovens deverão comparecer na sexta-feira(16) para que recebam o documento no dia seguinte”,  concluiu o major.


A ação é feita uma vez ao ano, sempre em municípios do estado ou bairros da capital, em comemoração ao aniversário do Hospital de Guarnição de Natal que completará este ano seu 60º aniversário, no próximo dia quinze.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Cabe aos técnicos fazerem análises físico-químicas e bacteriológicas da água de Touros, que segundo Isaura Amália de Medeiros Azevedo, farmacêutica bioquímica da FUNASA, responsável pelo controle e qualidade da água “primeiro será feito um levantamento das águas que são levadas diretamente para os poços, inclusive comparando os que tem e os que não tem cloração.  Em seguida, será analisada a água de pontos da cidade como escolas, hospital e coletar a água para ver como estar chegando na ponta da rede para descobrir se é de qualidade”, relatou a farmacêutica.

Atualmente, Touros tem 11 poços, que serão devidamente analisados pela equipe da FUNASA que entregarão um laudo ao SAAE e a Prefeitura.

Para o prefeito Ney Leite, “é importante saber se a água consumida em Touros é realmente de qualidade.  Até porque, muitas das regiões do município tem água salobra que ocasiona doenças de hipertensão, entre outras.  A responsabilidade com a saúde tanto é do prefeito, quanto da sociedade, a começar pelo abastecimento da água, e nada melhor do que um estudo para mostrar a nossa realidade”,  concluiu o prefeito.

Essa está sendo a primeira atuação da UMCQA em Touros, atendendo ao SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto, na pessoa do presidente Jacy Silva do Nascimento, que ao constatar que os poços não eram limpos há mais de 30 anos, preocupou-se em realizar a análise da água o mais breve possível, tendo total apoio do prefeito municipal.

A Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) encaminhada pela Superintendência Estadual da FUNASA no Rio Grande do Norte(SUEST/RN), chegou ao município de Touros, nesta quarta-feira(7), com o objetivo de realizar análises da água de todos os poços da área urbana que serão utilizados para abastecimento.

O presidente do SAAE, Jacy Silva do Nascimento, relatou a visita da FUNASA que é de suma importância para o município, visto que é uma preocupação do prefeito Ney Leite.  “Esse é um dos compromissos de campanha da atual gestão, de que Touros tenha água de boa qualidade. E, para que isso se concretize o SAAE uniu-se a FUNASA através de convênio, que ao meu ver, não existe melhor caminho para atingir o nosso objetivo que é ter água de qualidade para a população”, concluiu Jacy.  

terça-feira, 6 de agosto de 2013

PREFEITURA REALIZA ATO CÍVICO PARA CELEBRAR 512 ANOS DO MARCO DE TOUROS
Primeiro e mais antigo monumento histórico do Brasil, trazido pelos portugueses na expedição de Gaspar de Lemos, já foi considerado símbolo milagroso

A Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria de Turismo, irá realizar nesta quarta-feira (7), às 9h, no Centro de Turismo, um ato cívico em comemoração aos 512 anos da chegada do Marco de Touros, na chamada Praia do Marco. Durante o evento, será lido um breve histórico sobre o símbolo mais antigo do país, trazido na expedição comandada por Gaspar de Lemos.

A programação contará também com a apresentação da Banda de Música de Touros e execução do hino do município. “Todos estão convidados a participar do evento que resgata, não só a história de Touros, mas a história da descoberta do nosso país”, disse o secretário de Turismo, Habib Chalita.

Desde 1975, o Marco de Touros foi encaminhado a Fortaleza dos Reis Magos em Natal, por iniciativa do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Norte, onde está exposto aos visitantes.   Na época, houve uma forte resistência da população na retirada do Marco do local original para o Forte.   Muitos temiam que o símbolo fosse destruído ou sofresse algum dano.

Em Touros, é possível conhecer um pouco mais sobre a história deste símbolo no Museu de Touros, onde há uma réplica e documentos históricos que detalham a chegada do Marco.

Chegada do Marco
Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1501, na expedição de Gaspar de Lemos, deixaram um marco colonial na praia do Marco, tomando posse da terra para Portugal. Essa pedra, mais conhecida como Marco de Touros, é considerada o monumento mais antigo do Brasil. Por possuir em suas faces a Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, o Marco passou a ser considerado como sagrado. Os moradores raspavam a pedra de puro mármore para fazer chá, segundo a crença, curava doenças.

SAAE DE TOUROS ESTUDA PROCEDIMENTO DE PAGAMENTO DE USUÁRIO EM BANCO

O presidente do SAAE de Touros, Jacy Silva do Nascimento, recebeu na última sexta-feira(2), a visita do prefeito da cidade Ney Leite que foi acompanhado da Secretária de Finanças, Miralice Leite, para estudarem a forma de instaurar procedimento administrativo para credenciar bancos à procederem recebimento das contas de água e esgoto da autarquia.

Durante a reunião todos os funcionários foram ouvidos e participaram de forma democrática, com sugestões para a realização do feito.  O prefeito Ney Leite disse que “esta é a melhor forma de fazer um trabalho transparente e seguro para a autarquia e para a população.  Qualquer usuário poderá pagar o seu débito junto ao SAAE aonde estiver, sem precisar deslocar-se até Touros, mantendo as suas contas em dia e sem burocracia”, disse o prefeito.

O presidente do órgão que desde o início da administração vem estudando essa possibilidade disse que “diante de tanta insegurança, não existe método melhor do que o usuário pagar o seu débito em banco.   O processo administrativo já está em andamento para que as medidas sejam definidas e entregue em mãos, às instituições financeiras.  Será bom para o SAAE e para a população”, concluiu Jacy.

SPORT DE TOUROS É O CAMPEÃO DA I COPA DE FUTEBOL NIVALDO LEITE


A I Copa de Futebol Nivaldo Leite terminou neste domingo(4), com quatro equipes participando da final que foi disputada pelo:  Sport x São Paulo(juvenil) e no principal, Sport x Miramar.

As 14 horas iniciou-se a partida juvenil entre Sport x São Paulo, que no decorrer do tempo normal o resultado ficou em 2 x 1, com gols de Luiz Joaquim e Rogério do Sport, e Leandro do São Paulo, com o Sport campeão juvenil.   

O resultado final com a equipe principal deu à equipe do Sport o título de Campeão da Copa Nivaldo Leite.  Com o resultado de 2 x 0 para o Sport, com gols de Suedson e Adenis.

Na cerimônia de entrega o prefeito Ney Leite, acompanhado de sua genitora Evani Leite, viúva do homenageado, fizeram entrega da premiação e os troféus de primeiro e segundo lugar das equipes juvenil e principal da copa.

O Prefeito disse que “o esporte é o caminho que leva crianças, jovens e adultos para a integração social, eleva o estima e faz bem pra saúde. Parabenizou a todos que participaram do campeonato e disse que vitorioso é aquele que compete independente do resultado final”, finalizou Ney Leite.

Comentário do Blog:  Segundo informação do coordenador de esportes do município, Juliano Pereira, esta Copa foi realizada a pedido dos atletas como preparação para a Copa oficial que terá início em setembro.