CULTURA

Em Touros, feriado dia 29(sexta-feira)

Lucilo Afonso
Hoje(28), dar-se continuidade as festas juninas, com fogueiras, fogos de artifício, forró, comida típica, quadrilhas, e a tradicional “Bandeirinha”.   

Na Colônia de Pescadores Z-2, que tem como patrono “Lucilo Afonso do Nascimento”, haverá grandiosa barraca, na avenida prefeito José Américo, em frente ao Centro de Turismo.  

Nesta sexta-feira, não haverá expediente municipal em Touros, onde, por Decreto Executivo, foi determinado feriado, 29 de junho, Dia de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores.   

Às 16 horas, procissão pelas ruas do Conjunto Ponta do Calcanhar, encerrando os festejos, com a celebração da Missa. 
 
Dança só com mulheres
São Pedro também chamado Simão Pedro ou Cephas (a rocha) foi o primeiro Papa, foi o príncipe dos apóstolos e o fundador, junto com São Paulo da Santa Sé de Roma. Pedro era um nativo de Bethsaida, perto do lago Tiberias, era filho de João e trabalhava, como o seu irmão Santo André, como pescador no Lago Genesareth. André ( primeiro discípulo de Jesus) introduziu Pedro a Jesus e Jesus chamou Pedro para se tornar um de seus discípulos.

É certo que Pedro morreu em Roma e que seu martírio ocorreu no reinado do Imperador Nero, provavelmente em 64 DC. Testemunhos do seu martírio são extensos inclusive os de Origines, Eusébio da Cesárea, São Clemente de Roma e São Irineu. De acordo com a tradição Pedro foi crucificado de cabeça para baixo porque declarou não ter o mérito de ser morto da mesma maneira que o seu Mestre.

Ele teria sido sepultado em Roma na Colina onde é o hoje o Vaticano, e escavações sob a Basílica de São Pedro teriam encontrado sua tumba e suas relíquias estão debaixo do altar de São Pedro. 

Desde dos primeiros anos da Igreja, Pedro é reconhecido com o Príncipe dos Apóstolos e o Primeiro Sumo Pontífice. Assim teve uma posição de supremacia sobre toda a Igreja Católica. Enquanto a festa de São Pedro é celebrada no dia 29 de junho, ele também é honrado no dia 22 de fevereiro e no dia 18 de novembro.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501

As "Bandeirinhas" saem as ruas
Francisquinha e o filho, Emanuel
“São João foi tomar banho,
Com 25 donzelas,
As donzelas caíram n´agua,
São João caiu com elas”.

Para melhor celebrar os santos juninos, há mais de 80 anos, foi fundado uma sociedade, formada por mulheres, que criaram entre elas o “Banho da Meladinha”.    Isto acontecia com um banho no rio das Mulheres, (fluente do rio Maceió), à meia noite.

Com o passar dos anos apareceu um vendedor ambulante cearense, que trazia para vender “bandeiras” de São João, São Pedro e Sant’Ana, o que provocou a ideia de criar as “bandeirinhas” de origem religiosa com saudação aos santos da Igreja Católica.

Bandeirinhas sai as ruas - 1989
Da sociedade faziam parte Francisca Anacleto, Luiza de Pretinha, Babá Mariquinha, Júlia de Honório, Chiquinha Cunduru, Dona Nene (Ernestina Mendes Tenório), Geracina Horácio, Jovelina, Rita, Maria Chiquinha, Rosa, entre outras.
Banho no rio à 00:00 hora
Daí a tradição de ser comemorado na residência de uma família tourense, as “bandeirinhas”, com comidas típicas, forró pé de serra só para as mulheres, fogos de artifício, fogueira e bebidas quentes.

A dança das bandeirinhas só existem na cidade de Touros, com mais de um século de existência. atualmente estas celebrações acontecem nos clubes de idosos da cidade de Touros, presididos por Da Paz Felipe e Vitória Monteiro, fugindo um pouco a tradição, mas prevalecendo a continuidade dos eventos culturais.
Francisca de Assis Cruz (Francisquinha), 66, é a filha de Josefa Odete de Melo (dona Finha), 91, de quem recebeu a incumbência de dar continuidade aos acontecimentos, das "Bandeirinhas" oficiais na cidade.  

A festa tem sua continuidade atingindo seu ponto máximo quando as devotas saem, a meia-noite em cortejo para o rio Maceió entoando louvores aos santos para o banho purificar, na crendice de que vendo o rosto no espelho da água, não morrerão pelo menos até o próximo São João.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501

Ivanildo Cortez lança livro/CD
No próximo dia 15, às 19 horas, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o médico, compositor e cantor Ivanildo Cortez, estará lançando o livro/CD  "Pássaro Novo".

Autor do Hino do Município de Touros, entre outras inúmeras composições, Ivanildo lança o segundo CD, sempre acompanhado de convidados.

DIONE NASCIMENTO - repórter1501