RELIGIÃO

domingo, 22 de setembro de 2013


Papa Francisco: "O dinheiro adoece a fé e leva a vaidade e a soberba"

O dinheiro adoece o pensamento e a fé, e nos faz seguir outro caminho. Foi o que destacou o Papa Francisco na Missa desta manhã (20), na Casa Santa Marta.
“Não se pode servir a Deus e ao dinheiro: o Papa desenvolveu sua homilia partindo das palavras de São Paulo sobre a relação entre o caminho de Jesus Cristo e o dinheiro. Há algo na atitude de amor pelo dinheiro que nos afasta de Deus. Existem muitas doenças, pecados, mas Jesus insiste muito nisso: a avidez pelo dinheiro, de fato, é a raiz de todos os males. Tomados por este desejo, alguns desviaram da fé e acabaram encontrando muitos tormentos:
“O dinheiro também adoece o pensamento, a fé, e leva para outro caminho. Palavras ociosas, discussões inúteis… Disso nascem as invejas, as brigas, as difamações, as suspeitas, os conflitos de homens corruptos na mente e privados da verdade, que consideram a religião como fonte de renda. Eu sou católico, vou a missa, porque me dá um certo status. Sou bem visto… mas no fundo faço meus negócios… O dinheiro corrompe! Não há saída”.
Quem escolhe o caminho do dinheiro, acrescentou, no fim acaba se corrompendo. O dinheiro tem esta sedução. E Jesus é firme sobre este assunto:
“Não se pode servir a Deus e ao dinheiro. Não dá: ou um ou outro! Isso não é comunismo, eh! Isso é Evangelho puro! Estas são as palavras de Jesus! O que acontece com o dinheiro? O dinheiro oferece um certo bem-estar no início. Isso é bom, mas depois faz com que você se sinta um pouco importante, e chega a vaidade. Lemos isso no Salmo. Essa vaidade que não serve, mas que faz sentir uma pessoa importante: esta é a vaidade, que depois leva à soberba e ao orgulho. São três degraus: a riqueza, a vaidade e o orgulho”.
“Ninguém pode se salvar com o dinheiro. Todavia, o diabo sempre usa este caminho de tentações: a riqueza para sentir-se autossuficiente; a vaidade para se sentir importante; e, por fim, o orgulho, a soberba, que é justamente a sua linguagem”:
“‘Mas, Padre, eu leio os Dez Mandamentos e ninguém fala do dinheiro. Contra qual Mandamento se peca quando alguém faz uma ação por dinheiro?’. Contra o primeiro! Pecado de idolatria! Eis o porquê: porque o dinheiro se torna ídolo e é cultuado! E por isso Jesus nos diz que não se pode servir ao ídolo e ao Deus Vivo: um ou outro. Os primeiros Padres da Igreja – falo do século terceiro, mais ou menos ano 200, 300 – diziam uma palavra forte: ‘O dinheiro é o esterco do diabo’. Porque nos faz idolatrar e adoece a nossa mente com o orgulho, e nos torna maníacos de questões ociosas e nos afasta da fé, corrompe”.
São Paulo, finalizou o Pontífice, nos diz para evitar essas coisas, mas de tender “à justiça, à piedade, à fé e à caridade”. E também à paciência, “contra a vaidade e o orgulho”, e à mansidão. Este, afirmou o Papa, é o caminho de Deus, e não aquele poder idolátrico que o dinheiro pode dar. A estrada para servir a Deus é a humildade. “Que o Senhor nos ajude a não cair na armadilha da idolatria do dinheiro.”
Fonte: RV

28 de fevereiro de 2013

A vida de Bento XVI após a renúncia

Com o abandono do cargo, a vida de Bento XVI passará por mudanças importantes.
Conheça dez delas:
1. Nome e título
A partir de sexta-feira, Bento XVI será conhecido como Papa Emérito ou Bispo Emérito de Roma.

O pontífice, entretanto, continuará sendo chamado por seu título papal, Bento XVI, em vez de voltar ao seu nome de nascimento, Joseph Ratzinger, além de manter a alcunha de ‘Sua Santidade Bento XVI’. Tratamento semelhante é dado a ex-presidentes dos Estados Unidos, por exemplo. Estes continuam sendo chamados de presidentes mesmo depois de deixar a Casa Branca.
‘Emérito’ significa ‘aposentado’ em latim, a língua oficial da Igreja Católica, e advém do verbo emereri, ou seja, alguém que deixa de oferecer seus préstimos.*
2. Nova casa
Bento XVI deixará o Vaticano em um helicóptero antes de que sua renúncia seja efetivada, às 20h (16h de Brasília) desta quinta-feira.

Ele partirá rumo à residência papal de Castel Gandolfo, ao sul de Roma, onde deve permanecer por três meses.
Ao fim desse período, o então ex-pontífice voltará ao Vaticano e passará a viver em um antigo convento conhecido como Mater Ecclesiae, localizado no extremo sudoeste do Vaticano.
Notícias veiculadas pela imprensa italiana indicam que os jardineiros do futuro local de residência de Bento XVI continuarão cultivando, em um quintal de 500 metros quadrados, frutas e vegetais orgânicos que servem ao papa, em especial uma marmelada de laranja.*
3. Vestuário
O papa emérito continuará se vestindo de branco, em vez do negro sacerdotal ou do vermelho cardinalício.

No entanto, a roupa será restrita a uma batina simples, sem os chapéus elaborados (como o solidéu, que se assemelha ao quipá usado pelos judeus) e outras peças que compuseram sua imagem durante seu papado (e que levaram o jornal ‘Wall Street Journal’ a questionar, por exemplo, se o pontífice vestia-se com a grife italiana Prada).
Bento XVI também abdicará de seus sapatos vermelhos por outros de tonalidade marrom e feito à mão por um sapateiro no México durante sua mais recente visita ao país latino-americano, ocorrida no ano passado.
*
4. Anel
O anel de ouro papal, conhecido como o ‘Anel do Pescador’ e que simboliza o sucessor de Pedro, apóstolo de Jesus Cristo e considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, será destruído com um martelo de prata especial tão logo Bento XVI deixe o cargo.

‘Os objetos estritamente ligados ao ministério de São Pedro devem ser destruídos’, indica o Vaticano. Seu selo pessoal também será descontinuado.
 
5. Responsabilidades
Bento XVI não terá mais responsabilidades administrativas ou oficiais. Também não participará do conclave que escolherá seu sucessor.

No entanto, sua influência deve ser sentida, uma vez que foi ele quem indicou 67 dos atuais 115 cardeais que participarão da eleição.
Muitos deles vêm lendo os discursos dados por Bento XVI antes de sua aposentadoria para tratar de identificar elementos-chaves sobre quais qualidades ele acredita que seu sucessor deve ter.

6. Vida no confinamento
Ao anunciar sua renúncia, o Papa afirmou que dedicará seu tempo a orar pela Igreja. Em entrevista à imprensa, seu irmão mais velho, Georg Ratzinger, disse que Bento XVI demonstrou o interesse de assessorar seu sucessor se for solicitado.

O pontífice indicou que se dedicará a ler e a escrever.
Teólogo conceituado, Bento XVI tinha uma biblioteca de 200 mil livros localizada em um dos aposentos papais no momento em que foi eleito em 2005. O atual papa também gosta de tocar piano e ver filmes de comédia em preto e branco, além de ser apaixonado por gatos.
Sabe-se que possui pelo menos uma, apelidada de Contessina (condessa, em italiano), que vive em Mater Ecclesiae.

7. Redes sociais
A conta do Twitter do Papa, @pontifex e suas versões em oito diferentes idiomas, serão desativadas quando Bento XVI deixar de ser papa.

Desde que inaugurou as contas, no final do ano passado, o pontífice somou 2,5 milhões de seguidores. Não é sabido, por enquanto, se Bento XVI levará consigo o iPad papal.
Durante o interregnum, o período entre dois papados, o Vaticano fará atualizações que serão distribuídas pela conta do atual secretário de Estado, Tarcisio Bertone (@Terzaloggia).

8. Proteção ‘dourada’
Ainda que seus planos de aposentadoria possam parecer modestos para um ex-pontífice, Bento XVI, enquanto arcebispo, manterá seu generoso seguro-saúde pago pelo Vaticano e possivelmente terá acesso aos mesmos médicos que o tratavam no cargo.

O Papa Emérito será cuidado por um pequeno grupo de freiras alemãs que o atendem desde que foi nomeado chefe da Igreja Católica.
Como o último Papa renunciou há mais de 600 anos, não há precedente sobre um plano de pensão papal, mas as leis canônicas requerem que cada diocese ampare seus clérigos aposentados.
Como Bento XVI será Papa Emérito, Roma provavelmente cuidará que não lhe falte nada.

9. Secretário pessoal
O secretário pessoal de Bento XVI, o fotogênico arcebispo alemão Georg Gänswein, que aparece atrás do pontífice em fotos, não se dedicará exclusivamente ao papa emérito.

Ele não só cuidará dele, como também de seu sucessor.

10. Infalibilidade
Há uma falsa ideia amplamente difundida sobre a infalibilidade do Papa sobre o que diz ou faz.

De fato, o Concílio do Vaticano de 1870 determinou que as decisões do Papa são infalíveis (ou seja, estão sempre corretas) somente quando são feitas ex cathedra, como parte de uma declaração doutrinal sobre a Igreja. Bento XVI nunca invocou tal privilégio (e, na prática, apenas uma declaração dessas foi emitida desde 1870).
Quando renunciar, o Papa não poderá mais emitir qualquer declaração ex cathedra.

Muitos usam seus cargos na igreja só para obter benesses

Para arcebispo de Aparecida, que participará de conclave no Vaticano em março, saída de Bento 16 é lição de humildade e de desapego 
FABIANO MAISONNAVE ENVIADO ESPECIAL A APARECIDA (SP)
Folha de São Paulo
  Na véspera de embarcar a Roma, o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, disse que a renúncia do papa Bento 16 representa um "gesto profético" diante das divisões internas da Igreja Católica provocadas por "carreirismo". 

"Cargo na igreja não é honra, não é poder no sentido como entendemos, de opressão às outras pessoas ou de ser favorecido pelo cargo. Nesse sentido, a sua renúncia é um gesto profético", disse à Folha dom Damasceno, 76, um dos cinco cardeais brasileiros que estarão no conclave, a ser realizado logo após a saída de Bento 16, nesta quinta-feira. 

Anfitrião do papa durante visita ao Brasil, em 2007, dom Damasceno disse que o principal legado do pontífice alemão será o seu magistério e que, apesar de grande intelectual, deixa uma lição de humildade e simplicidade.
Antes, em missa celebrada às 8h, dom Damasceno havia exortado a uma basílica lotada a pedir a Deus que os cardeais "possam também estar abertos aos sinais dos tempos de hoje" durante o processo de escolha para o novo papa. 

O cardeal também falou em entrevista coletiva, quando endossou a recente crítica do papa à "hipocrisia dentro da igreja": "Muitas vezes, você prega, anuncia e nem sempre vive o que está pregando". 

Também ali, dom Damasceno admitiu que "há pessoas em que eu penso mais" para o papado, mas que só decidirá o seu voto durante os encontros em Roma: "Ninguém tem uma estrela na testa para ser identificado como o candidato ideal".
A seguir, trechos da entrevista concedida à Folha:


Folha - O que significa "sinais dos tempos" para o senhor?
Dom Raymundo Damasceno Assis - Significa mudanças profundas que todos nós experimentamos. Estamos falando hoje de uma mudança de época, e não de uma época de mudanças. Não são mudanças superficiais, mas que atingem a pessoa, os seus valores, o seu modo de viver, o seu estilo de vida, a sua maneira de julgar as coisas e de se relacionar com Deus, com o próximo, com a natureza. 

O avanço das comunicações está afetando as pessoas no comportamento, nos valores, nas relações. Basta pensarmos hoje no celular, na internet, em todos esses meios modernos de comunicação, blog, YouTube etc. 

Há a crise pela qual a família passa, o modelo de família hoje. São muitas as mudanças que estamos enfrentando, e a igreja tem de estar atenta a isso. São sinais dos tempos que nos falam também e que, portanto, o papa e nós, os bispos, temos de estar atentos para responder pastoralmente. 

São muitos os desafios, não podemos desconhecer que a igreja também vive neste mundo, numa realidade histórica, não é só humana e divina. E a missão da igreja é responder a esses desafios com o anúncio do Evangelho. Sem perder a fidelidade do Evangelho, mas tem de atualizá-lo. Como fazer? Com que linguagem? De que maneira? Esses são os grandes desafios que nós temos pela frente. 

Qual legado o papa Bento 16 deixará para a igreja?
Ele nos deixa um legado muito rico quanto ao magistério. Grande teólogo, grande pensador, mesmo antes de ser papa, como sacerdote, como professor em uma das principais universidades da Alemanha. Depois, como cardeal em Munique e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, ele publicou muitos textos, muitos livros. 

Como papa, infelizmente não deixou as três encíclicas que esperávamos. Deixou uma sobre a caridade, sobre a esperança, mas faltou a encíclica sobre a fé. As homilias, as audiências gerais às quartas-feiras são riquíssimas.
Muitos comparavam o papa Bento 16 aos grandes padres do início da igreja, tamanha a riqueza teológica. Será apreciado ainda mais com o passar do tempo. 

O papa Bento 16 é chamado de conservador, mas inovou ao renunciar pela primeira vez em mais de 600 anos. O ato abriu uma discussão sobre os rumos da igreja, como a fala recente de um cardeal escocês a favor do fim do celibato?
 
Primeiramente, você vê que esse termo conservador/progressista é relativo. Muitas vezes, chama-se um papa de conservador e ele faz inovações extraordinárias. 

João 23 (1958-63) era considerado conservador. Ele começou a usar aquela toca que nenhum papa mais usava e estabeleceu o latim para a igreja, para Roma, num sínodo em que ele realizou. 

E, no entanto, foi ele quem convocou o Concílio Vaticano 2º, que maior repercussão teve na vida da igreja. 

O papa Bento 16 realmente inovou nesse sentido. Ninguém esperava essa renúncia. Sabíamos que o papa estava fragilizado fisicamente, faltava força, vigor, como ele disse, do ponto de vista físico e também de espírito. 

Isso todo mundo sentia e via pela televisão, mas não se esperava que viria a renunciar. Foi um gesto de humildade, porque reconheceu as suas limitações e não ficou apegado ao poder. Quantos ficam apegados ao poder mesmo estando doente, que não largam de jeito nenhum, que se acham insubstituíveis? 

Foi também um gesto de coragem, porque ele tem consciência da repercussão que teria o seu ato. Estamos vendo pelos meios de comunicação o impacto que a renúncia teve em toda a igreja. 

E é um sinal profético. Se nós estamos preocupados com poder, com carreirismo na igreja, como ele fez aceno em algumas homilias, que é um dos pecados da igreja, essa busca do poder que cria divisão na igreja, então ele diz: "Eu renuncio, o cargo não é fundamental pra mim, eu cumpri a minha missão até quando eu podia cumprir. O apego ao poder, as honras, a glória do cargo, entrego a quem conduzir melhor a igreja no momento de hoje". 

Com a consciência tranquila de quem cumpriu seu dever diante de nós. É um exemplo pra todos. Aqui em Aparecida, o papa nos deu um exemplo de humildade, de simplicidade, até um pouco tímido. 

O sr. mencionou o carreirismo. Esse é o grande motivo da divisão interna?
O papa Bento 16 fez uma alusão a isso. Muitas vezes a pessoa está usando o seu cargo não para servir. [Mas] muitas vezes, quem sabe, em busca de benesses, até para se promover mais ainda. 

Ele não citou nomes, mas deu a entender que a comunhão é fundamental na igreja, que é fundamental entender na igreja que todo cargo é serviço, serviço à igreja, à comunidade, à sociedade. 

Cargo na igreja não é honra, não é poder no sentido como entendemos, de opressão às outras pessoas, ou de ser favorecido pelo cargo. Nesse sentido, a sua renúncia é um gesto profético. 

Em 2007, o sr. disse que havia chegado a hora de a América Latina evangelizar a Europa. Essa percepção deveria ser levada em conta na escolha do papa?
 
Eu digo sempre que o continente não é decisivo, mas a América Latina está contribuindo hoje para a evangelização da Europa, da África, da Ásia. É um fato, é verdade. 

Quantos brasileiros hoje, padres, membros de novas comunidades e leigos consagrados estão na Europa no campo da evangelização, da comunicação?
Então a América Latina está contribuindo para a Europa, embora não tanto quanto nós gostaríamos. 

Mas isso não quer dizer que seja o critério decisivo para a escolha do papa. 

Então quais são esses critérios?
Um perfil que atenda às necessidades de hoje da igreja. Isso se faz num processo de discernimento, num clima de oração e reflexão, de partilha de experiências durante o conclave, talvez até antes do conclave, nos contatos entre os cardeais. 

É muito difícil antecipar isso, mas, de um modo geral, é uma pessoa de experiência pastoral, de diálogo, que promova o diálogo no mundo de hoje entre os povos, entre as religiões, cristãs e não cristãs, uma pessoa sensível aos problemas sociais. E preparado também do ponto de vista teológico, filosófico, intelectual. É um conjunto de elementos. 

Como presidente da CNBB, o que o senhor quer falar ao novo papa?
Os nossos anseios são de uma igreja missionária, dinâmica, uma igreja capaz de renovar-se para cumprir sua missão, que quer justamente estar no estado permanente de missão. Essa missão não é só dos bispos, mas de todo cristão e de todo batizado. 

Uma igreja solidária com os pobres sobretudo, que esteja a serviço do mundo, e não o mundo a serviço da igreja.

 


DECRETO n° 06/2012

ANO DA FÉ NA ARQUIDIOCESE DE NATAL

Considerando que o Santo Padre Bento XVI proclamou o ano da Fé, de 11 de outubro passado a 24 de novembro de 2013, onde tenciona convidar o Povo de Deus, do qual é Pastor universal, assim como os irmãos Bispos de todo o orbe, para que se unam ao Sucessor de Pedro, no tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, a fim de comemorar o dom precioso da fé.
Ao longo de todo o Ano da fé, poderão alcançar a Indulgência plenária da pena temporal para os próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos, a todos os fiéis deveras arrependidos, que se confessem de modo devido, comunguem sacramentalmente e orem segundo as intenções do Sumo Pontífice:
1º) cada vez que participarem em pelo menos três momentos de pregações durante as Missões Sagradas, ou então em pelo menos três lições sobre os Documentos do Concílio Vaticano II e sobre os Artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer igreja ou lugar idôneo;
2º) cada vez que visitarem em forma de peregrinação uma Basílica Papal, uma catacumba cristã, uma Igreja Catedral, um lugar sagrado;
Ficam designados na nossa Arquidiocese de Natal os seguintes lugares: Catedral de Nossa Senhora da Apresentação - Tirol, Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – Cidade Alta, Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha - Tirol, Matriz
de Nossa Senhora de Lourdes, onde estão os restos mortais do Pe. João Maria - Petrópolis, Santuário dos Santos Reis - Bairro dos Santos Reis, Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu - Bairro de Nazaré, Santuário dos Mártires em Uruaçu – São Gonçalo do Amarante, Santuário da Chama do Amor - Mártires de Cunhaú – Canguaretama, Santuário de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz e a Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes de Touros que será elevada à condição de Santuário no início do próximo ano.
3º) cada vez que, nos dias determinados pelo Ordinário do lugar, em qualquer lugar sagrado participarem numa solene celebração eucarística ou na liturgia das horas, acrescentando a Profissão de Fé de qualquer forma legítima.
Ficam determinados os seguintes dias: 22 de fevereiro – Cátedra de São Pedro, 31 de março – Páscoa do Senhor, 30 de maio – Corpus Christi, 30 de junho – Solenidade de São Pedro e São Paulo, 16 de julho – Morticínio de Cunhaú - 03 de outubro – Protomártires do Brasil , 21 de novembro – Nossa Senhora da Apresentação, 24 de novembro – encerramento do Ano da fé e ainda mais o dia do padroeiro(a) de cada paróquia.
O presente Decreto tem validade unicamente para o Ano da fé.
Dado e passado nesta Arquiepiscopal Cidade do Natal, aos vinte e um dias do mês de novembro na Festa de Nossa Senhora da Apresentação, do ano do Senhor de dois mil e doze, sob o nosso sinal e selo de nossa chancelaria.
Dom Jaime Vieira Rocha
ARCEBISPO METROPOLITANO
Pe. Valtair Lira Lucas
CHANCELER
CÚRIA METROPOLITANA

LIVRO DE DECRETOS DE CRIAÇÃO DE PARÓQUIAS – n. 06, fl. 48


Segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Igreja celebra memória litúrgica de João Paulo II
Agência Ecclesia

A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira, 22, pela segunda vez, a memória litúrgica de João Paulo II (1920-2005). O Papa polaco foi beatificado em maio de 2011 pelo seu sucessor, Papa Bento XVI, no Vaticano.

A data assinala o dia de início do pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa.

Na habitual resenha biográfica que é apresentada no calendário dos santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.

“Entre os muitos frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico para a Igreja latina e oriental”, lê-se no documento.

Aos fiéis, é proposta ainda uma passagem da homilia de João Paulo II no início do seu pontificado, precisamente em 22 de outubro de 1978, na qual afirmou: ‘Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!’.

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa em 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polônia), em 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, em 2 de abril de 2005.
Entre os seus principais documentos, estão 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.

O Papa polaco foi proclamado beato no dia 1º de maio do ano passado, na Praça São Pedro, no Vaticano, em uma cerimônia que contou com a participação de cerca de um milhão de pessoas, encerrando a penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica.

De acordo com o direito canônico, para a canonização é necessário um novo milagre atribuível à intercessão do Beato João Paulo II a partir desse dia.

Segundo o postulador da causa de canonização, padre Slawomir Oder, têm chegado a Roma testemunhos muito significativos e “pequenos milagres” que se encontram em estudo. 

::::::::::::::::::

Natal sediará lançamento da Campanha da Fraternidade de 2013
 
A programação de lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, cuja temática será juventude, está definida. O planejamento da programação foi feito durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 19, na sala do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na capital potiguar. A reunião contou com a presença do assessor para Campanhas, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Padre Luiz Carlos Dias; do assessor da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Padre Carlos Sávio Ribeiro; do bispo referencial para a juventude, no Regional Nordeste 2, Dom Bernardino Marchió; do bispo referencial para Campanhas, no NE2, Dom Francisco Lucena; do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; das coordenações de Campanhas,na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó (RN) e de Mossoró (RN), e da coordenação arquidiocesana do Setor Juventude.
Ao abrir a reunião, Dom Jaime demonstrou satisfação, em nome da Arquidiocese de Natal, em sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que iniciou na Arquidiocese de Natal. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.
O assessor da CNBB, Padre Luiz Carlos, lembrou que CF 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da Campanha, em 2013, em Natal (RN), foi do Conselho Episcopal Pastoral – CONSEP, da CNBB. Natal foi escolhida em virtude da comemoração dos 50 anos de história da Campanha da Fraternidade.
A programação de lançamento, definida durante a reunião realizada nesta quarta-feira, em Natal, prevê uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha teve início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro; ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, acontecerá uma solenidade oficial de lançamento, e, às 20 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, seguida de um show.
Segundo o Padre Luiz Carlos, antes, no dia 13, quarta-feira de cinzas, em Brasília, a presidência da CNBB receberá a imprensa, em entrevista coletiva.

Origem da CF
A primeira Campanha foi realizada na Arquidiocese de Natal, no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da Arquidiocese. A comunidade rural Timbó, no município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.
O lançamento foi feito oficialmente numa entrevista do Administrador Apostólico da Arquidiocese às Rádios Rural de Natal e Poty. Dizia, então, Dom Eugênio: “Não vai lhe ser pedida uma esmola, mas uma coisa que lhe custe; não se aceitará uma contribuição como favor, mas se espera uma característica do cumprimento do dever; um dever elementar do cristão. Aqui está lançada a Campanha em favor da grande coleta do dia 8 de abril, primeiro domingo da Paixão”.
A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em 1964, a CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade.



Sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Bento XVI assina a exortação apostólica para o Oriente Médio

Rádio Vaticano
''Quer também (a exortação) contribuir para um ecumenismo repleto de ardor humano, espiritual e caritativo'', disse o Papa
Como primeira compromisso no Líbano em sua viagem apostólica, o Papa Bento XVI visitou a Basílica de São Paulo, em Harissa, às 18h (horário local, 12h no Brasil) para a assinatura da Exortação apostólica pós-sinodal Ecclesia in Médio Oriente. Tendo em vista a aplicação frutuosa do documento, Bento XVI convidou todos a não terem medo, permanecerem na verdade e cultivarem a pureza da fé.
“Esta é a linguagem da Cruz gloriosa. Esta é a loucura da Cruz: a de saber converter os nossos sofrimentos em grito de amor a Deus e de misericórdia para com o próximo; e a de saber também transformar, seres atacados e feridos na sua fé e identidade, em vasos de barro prontos a serem cumulados pela abundância dos dons divinos mais preciosos que o ouro (cf. 2 Cor 4, 7-18)”.
O Pontífice considerou como providencial que a assinatura do documento tenha sido no dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrado em 14 de setembro. “Exaltar a Cruz leva ao compromisso de ser arauto da comunhão fraterna e eclesial, fonte do verdadeiro testemunho cristão; é fazer um ato de esperança”.



Brasileiro presenteia Papa Bento XVI para papa móvel elétrico

CIDADE DO VATICANO, 6 Set 2012 (AFP) -A empresa automobilística Renault presenteou o papa Bento XVI com um carro elétrico para transitar nos domínios do Vaticano e em sua residência de verão em Castel Gandolfo, informou a Santa Sé esta quinta-feira. O novo ''papamóvel'', um modelo Kangoo Maxi Z.E. trazendo em um dos lados o escudo de armas pontifício, também poderá ser usado para transportar o Papa entre igrejas fora do Vaticano, explicou o porta-voz Federico Lombardi. Forte defensor do meio ambiente, Bento XVI apoiou o projeto, iniciado dois anos atrás, para "promover uma forma de energia limpa", acrescentou Lombardi. Um segundo carro, de cor azul, será usado pela polícia vaticana. Os carros foram dados de presente ao Papa na quarta-feira em Castel Gandolfo pelo presidente da Renault, Carlos Ghosn, antes de ser apresentados à imprensa, nesta quinta-feira. Quando perguntado se a fabricante considera produzir um papamóvel elétrico para ser usado nas viagens de longa distância do Pontífice, o diretor da Renault na Itália, Jacques Bousquet, explicou que isto traria um problema de segurança. "Há um problema em termos de potência e segurança porque um carro totalmente elétrico não teria aceleração suficiente no caso de um problema de segurança", como uma tentativa de ataque contra o Papa, acrescentou. Os novos carros, que são 100% elétricos, são silenciosos e não emitem poluentes, explicou a Renault em um comunicado.

PROGRAMAÇÃO DE 31/08 À 05/09/2012


31/08 (sexta-feira)
19:00h – Hasteamento das Bandeiras
19:30h – Missa de abertura das comemorações alusivas aos 180 anos da Paróquia e 212 anos da Matriz
Celebrante:  Pe. Josenildo Bezerra dos Santos
Animadores:  Ministério de Música do GRUC
Convidados:  Setores e toda comunidade Paroquial
Responsáveis:  Missionários de Santa Maria Bernarda, Pastoral da Catequese e Pastoral do Batismo
NOTA:  Abertura da Exposição sobre a Paróquia

01/09 (sábado)
10:00h – Missa e reza da Coroa do Bom Jesus dos Navegantes
Celebrante:  Pe. Josenildo
Animadores:  Ministério verdade e Vida
13:30h – Pregação, oração e Terço da Misericórdia
16:00h – Show louvor com Ministério Luminar
Responsáveis:  Grupo de Jovens e Crismandos

02/09 (domingo)
09:00h – Casamentos comunitários
Animadores:  Ministério verdade e Vida
Responsável:  Pastoral Familiar
19:00h – Vídeo sobre o Dízimo
19:30h – Missa
Celebrante:  Pe. Jailson Nunes de Brito
Animadores:  Coral Santa Cecília
Responsáveis:  ECC, Pastoral da Criança e Escoteiros
NOTA:  Documentos sobre a Paróquia

03/09 (segunda-feira)
12:00h – Saudação ao Bom Jesus dos Navegantes com a reza da Coroa
15:00h – Terço da Misericórdia
15:30h – Exposição do Santíssimo Sacramento
19h – Vídeo sobre o Dízimo (continuação)
19:30h – Missa
Celebrante:  Pe. Jorge Cardoso (Vigário de Paróquia de Santa Rita de Cássia)
Animadores:  Ministério de Música do GRUC
Responsáveis:  Legião de Maria, Terço das Mulheres e Mãe Rainha
NOTA:  Apresentação do Coral de Touros  e peça teatral “Chegada do Bom Jesus a Touros”
04/09 (terça-feira)
12:00h – Saudação ao Bom Jesus dos Navegantes com a reza da Coroa
15:00h – Terço da Misericórdia
15:30h – Exposição do Santíssimo Sacramento
19:00h – Vídeo sobre o Dízimo (continuação)
19:30h – Missa
Celebrante:  Pe. Leilson Leandro da Silva Área Pastoral de São João Batista – Montanhas)
Animadores:  Ministério de Música do GRUC
Responsáveis:  Pastoral do Dízimo, Apostolado da Oração, pastoral do Serviço e Coroinhas
NOTA:  Apresentações e Show Louvor com a Banda Anjos e Arcanjos
05/09 (quarta-feira)
05:00h – Alvorada
09 às 12:00h – Exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento e reza da Coroa do Bom Jesus dos Navegantes
16:00 – procissão com o barco peregrino saindo da capela de São Pedro para a matriz
17:00h – Missa em Ação de Graças
Celebrante:  Pe. Edilson Soares Nobre (Vigário Geral da Arquidiocese de Natal)
Animadores:  Ministério de Música Verdade e Vida
Responsáveis:  Ministros Extraordinários da Eucaristia, Terço dos Homens e Pastoral da Liturgia e Canto
NOTA:  Jantar (senhas vendidas antecipadamente a R$-5,00)

Turistas fazem fila para ver Cristo "restaurado" por idosa


26 de agosto de 2012
 "A internet é um ambiente de partilha"Esta afirmação é da publicitária natalense, Clarissa Medeiros. Para ela, o cristão deve se fazer presente nesse ambiente virtual, para partilhar a vida, dando testemunho de verdade e de amor. "Vejo, no dia a dia, que as novas tecnologias não só permitem levar o Evangelho a mais pessoas, como também intensificam a relação que as pessoas já têm com o espiritual", afirma Clarissa, que também faz parte do grupo Jovens Conectados, ligado à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Fonte:  A Ordem
25 de agosto de 2012 

Pessoas se aglomeram para ver e fotografar a pintura 'restaurada'
Foto: EFE
Milhares de pessoas participaram neste sábado da romaria ao santuário espanhol de Nossa Senhora da Misericórdia em Borja e dezenas precisaram fazer fila em sua igreja para fotografar a pintura do Ecce Homo "restaurado", que já deu a volta ao mundo pela internet. No santuário, havia uma expectativa geral maior do que a de outros anos, pela presença de inúmeros veículos de comunicação, alguns estrangeiros, mas também de muitos curiosos que quiseram imortalizar sua imagem com a que já é conhecida como "a pior restauração da história".

Arquidiocese ganha novos padres e diáconos
24 de agosto de 2012

Dois diáconos serão ordenados sacerdotes e seis seminaristas serão ordenados diáconos, nesta sexta-feira, dia 24, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, sob a imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.
Serão ordenados sacerdotes os diáconos Luciano Inácio da Silva, cujo estágio pastoral realiza no município de Lagoa Salgada, e João Gabriel do Nascimento, atualmente estudando em Roma. Já, os seminaristas que serão ordenados diáconos, são: Manoel Alaíde da Silva, estagiando na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara; Inácio Lopes, coordenador do Setor Arquidiocesano de Juventude; Wilson Alves, estagiando na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Maria; Pedro Cunha, que faz estágio pastoral na Paróquia de São José, em Angicos; Francisco Ney Lopes, estagiando na Paróquia de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi; e Joseilson de Oliveira, cujo estágio pastoral é realizado na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Gostoso. Todos são alunos do Seminário de São Pedro.
17 de agosto de 2012 às 09:01 

Ainda repercute desabafo de padre Edson sobre a saúde no Estado, Dom Jaime apoia sacerdote
 
Ainda repercute as declarações em tom de desabafo do padre Edson, que durante a missa de encerramento da festa de Santana reclamou dos precários serviços de saúde da rede pública. Afirmações que levaram a governadora Rosalba Ciarlini ao choro.O arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, apoiou as declarações de padre Edson. “O que o padre Edson fez foi uma oração, todo sacerdote tem uma missão também profética”, disse dom Jaime, que participou da confraria Ele & Elas (integrada pela titular do PANORAMA POLÍTICO, Virgínia Coelli, Anelly Medeiros, Eliana Lima, Rosalie Arruda, Laurita Arruda e Diógenes Dantas).Dom Jaime, durante a confraria, também voltar a pedir um “basta” no estado de penúria que vive a saúde. “Será que não temos o poder de transformar essa realidade? É preciso dar um basta na situação de penúria”, disse o arcebispo, que defendeu ainda um “olhar de todos pelo bem comum”.Para dom Jaime, é preciso que a sociedade se coloque como colaboradora e cooperadora da solução dos problemas.

Arquidiocese de Natal 

Bispo de Caicó é transferido para Campina Grande

O Papa Bento XVI nomeou, na manhã desta quarta-feira, dia 8, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, atual bispo da Diocese de Caicó, para a Diocese de Campina Grande (PB). Dom Delson sucederá Dom Jaime Vieira Rocha, que tomou posse como Arcebispo de Natal, em 26 de fevereiro deste ano. O novo bispo de Campina Grande é franciscano e nasceu em Biritinga (BA), em 1954.

Transferência de padres se efetivam neste domingo (05/08/2012)

Acontece neste domingo a partir das 16h na Matriz de Nossa Senhora da Conceição a missa de acolhida ao Pe. Rogério Barros, que atuava como administrador paroquial em Pedro Avelino e foi nomeado em meados de julho como vigário paroquial de Ceará-Mirim. "A missa acontece à tarde, e não como de costume pela manhã ou à noite, para permitir a participação dos amigos e familiares do sacerdote que moram distante", afirmou o Pe. Bianor Júnior. Na oportunidade convidou todos os movimentos, pastorais e serviços a se fazerem presentes com seus estandartes e bandeiras para participar desta celebração.No mesmo dia à noite, acontece a ida do Pe. Cidinei Firmino, até então vigário de Ceará-Mirim para a Paróquia de Macaíba, onde exercerá a mesma função e colaborará com o Pe. Assis Melo (também ex-vigário de Ceará-Mirim). Uma caravana está se organizando para participar deste momento na cidade da Grande Natal.

Encontrão em João Câmara domingo(29)
Sairá ônibus ao lado da matriz, às 6:30 horas, com católicos que participarão do evento.
O evento será realizado no Ginazio Zezão, no centro da cidade, e terá a seguinte programação:
8:00 hs - Acolhimento
8:30 hs - Abertura, oração da manhã com Pe. Edvan (Administrador Paroquial de João Câmara)
9:00 hs - Café da manhã, na escola José da Penha
10:00 hs - Palestra com Pe. Eleison sobre os 50 anos do Concilio Vaticano II
11:00 hs - Adoração ao Santissimo Sacramento
12:00 hs - Almoço na escola José da Penha
13:30 hs - Louvor
15:00 hs - Santa Missa de encerramento
Avisos
Camisetas do evento ao preço de 16,00 na secretaria paroquial de João Câmara. Tambem na secretaria, estão sendo feitas as incrições para almoço e café ao preço de 10,00, e só o almoço 6,00. 


Arcebispo divulga lista com transferências de padres
Natal, 16/07/2012 

Antes de viajar, nesta segunda-feira, a Fortaleza (CE), para o retiro com o clero, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, divulgou uma lista com 14 transferências de funções, de sacerdotes:
. Pe. Francisco de Assis Inácio deixa a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Taipu, e assumirá a função de pároco, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz.
. Pe. Helenildo Marques de Morais, deixa de ser vigário paroquial da Catedral para ser administrador paroquial de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu.
. Pe. Paulo Henrique da Silva sai da Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, e assumirá a capelania do Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, Natal.
. Pe. Valdir Cândido de Morais, recém-chegado de Roma, onde concluiu mestrado na área da família, será pároco da Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu.
. Pe. Orcenival Maria de Oliveira, deixa a função de vigário paroquial de Nossa Senhora dos Prazeres, de Goianinha, para ser pároco da Paróquia de Santana, no Soledade 2, Natal.
. Pe. Luiz Paulo da Silva, até então, vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, assumirá as funções de vigário paroquial de Goianinha e responsável pela Área Pastoral de Tibau do Sul, que será criada.
. Pe. Joaquim Ataíde de Araújo sairá da Paróquia de Santana, no Soledade 2, e será pároco da Paróquia de São João Batista, em Arez.
. Pe. Raimundo Renato da Rocha Ciríaco deixará Arez e assumirá a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim.



. Pe. Rogério Ferreira Barros, até então administrador da Paróquia de São Paulo Apóstolo, de Pedro Avelino, foi nomeado vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim.
. Pe. Antônio José do Vale, que é administrador da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, de Afonso Bezerra, assumirá, provisoriamente, a administração da Paróquia de São Paulo Apóstolo, de Pedro Avelino.
. Pe. Cidinei Firmino da Silva deixa a função de vigário paroquial de Ceará-Mirim e passa a ser vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba.
. Pe. Valberto Messias da Cruz sai da Paróquia de São João Batista, de Pendências, e será paróco da Paróquia de São Gonçalo do Amarante.
. Pe. Jailton da Silva Soares, que era diretor espiritual do Seminário de São Pedro, será o novo pároco da Paróquia de São João Batista, em Pendências.
. Pe. Newton Coelho de Oliveira, responsável pela turma do Propedêutico, do Seminário de São Pedro, assumirá também as funções de diretor espiritual do Seminário e capelão da Escola Nossa Senhora de Fátima, no Tirol.
. Pe. Manoel Henrique de Paiva continua como vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, e será responsável pela futura Área Pastoral da Cidade das Nações, também em Parnamirim. 

Conjunto Ponta do Calcanhar celebra São Pedro

A Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, dará início nesta quarta-feira(20/06), ao novenário da Igreja de São pedro, no Conjunto Ponta do Calcanhar, em Touros, que traz como tema:  " Disse Jesus, vinde a mim aqueles que estão cansados e eu os aliviarei”. Mr 1,17
O evento terá início às 18:30 horas, com procissão saindo da Igreja Matriz, com destino a Igreja de São Pedro, encerrando com celebração da santa Missa, que será presidida pelo padre Josenildo Bezerra dos Santos. 


O encerramento dos festejos será dia 29(sexta-feira), às 16 horas, com a tradicional procissão de São Pedro, e celebração de Missa.
De 20 à 29 haverá quermesse e apresentações culturais.  Você é convidado a participar.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501




Arcebispo de Natal divulga nota sobre padres na política 

Diante das últimas notícias publicas pela imprensa potiguar sobre o fato de que algum padre do clero natalense estaria disposto a participar, como candidato, nas próximas eleições municipais, o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, publicou uma nota sobre o assunto. O Arcebispo se fundamenta nas normas da Igreja, fundadas no Código de Direito Canônico.
Ver a Nota, na íntegra:
Dom Jaime Vieira Rocha  -  arcebispo metropolitano de Natal, movido pelo zelo e solicitude pastoral para com o Povo de Deus a si confiado, frente às últimas  notícias veiculadas pela imprensa potiguar,    de que  algum padre do clero natalense  estaria disposto a participar do  pleito eleitoral que se aproxima,  como candidato a um cargo político,  vem, por este comunicado,  prestar os seguintes esclarecimento aos fiéis católicos e à opinião pública em geral: 
1.  É  de pleno conhecimento dos padres  da Arquidiocese de  Natal as reiteradas exortações publicadas   pelos   Bispos  que nos precederam no governo da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, nas quais deixam claro a posição dessa mesma Igreja  vedando a participação ativa de qualquer padre em partidos políticos  ou como candidatos no processo eleitoral; 
2.  Que  a aplicação das normas da Igreja,  funda-se nos preceitos canônicos a que todos  já  conheceram, antes da ordenação,  e que de livre e espontânea vontade aderiram   e prometeram obediência,  em benefício da promoção e manutenção da paz e da concórdia entre os homens, fundamentada na justiça. 
3.  Que o  Código de Direito Canônico, que é o Direito universal da Igreja Católica, a que todos os fiéis obrigam-se à observar, ao tratar do que é conveniente ou não ao estado clerical, prescreve: 
a)  Cân. 285 - § 1º. Os clérigos se abstenham completamente de tudo o que não convém a seu estado, de acordo com as prescrições do direito particular. 
b)  § 2º. Os clérigos evitem tudo o que, embora não inconveniente, é, no entanto, impróprio ao estado clerical. 
c)  § 3º. Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que impliquem participação no exercício do poder civil. 
d)  Cân. 287  -  § 1º. Os clérigos promovam sempre e o mais possível a manutenção, entre os homens, da paz e da concórdia fundamentada na justiça. 
e)  § 2º. Não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais (...). 
Temos a convicção de que é dever de cada fiel batizado, e de cada padre, em particular, participar ativamente das lutas do povo pela efetividade dos direitos sociais básicos, como  educação, saúde, segurança e  moradia, entre outros, com consciência e maturidade. No entanto, torna-se imperativo para cada padre, para o bem do Povo de Deus, conservar  incólume   sua identidade sacerdotal, mantendo-se fiel ao que é específico do ministério ordenado e observando as orientações do Magistério da Igreja.
 É votando que os cidadãos exprimem livremente a sua opção política. Assim, as eleições democráticas são a garantia de legitimidade no exercício do poder político. Então, todos devemos colaborar para que o processo eleitoral que se aproxima seja assumido pelos candidatos e eleitores como mais uma oportunidade do exercício da democracia e   da cidadania ativa, com eleições  livres, equitativas e transparentes.
Assim,  todos temos o dever, como pastores, de animar a  todos os cristãos a participar na vida política, enquanto que a Igreja continuará, na sua missão profética, a denunciar os abusos e todas as formas de chantagem no processo eleitoral.  Podemos, sim, ser a voz crítica, objectiva e realista dos que não têm voz, sem comprometer a nossa  imparcialidade  e autoridade de pastores.    Em 
nenhum caso devemos  assumir uma posição em favor de algum candidato ou  partido político. 
Por fim, tornamos público o apelo que  fazemos a cada padre, que porventura esteja filiado a algum partido político, que, em nome da solicitude e caridade pastoral que devotamos ao Povo de Deus, realizem a desfiliação, como sinal e testemunho pessoal de fé e de caridade, de profunda adesão ao dever que temos de promover a unidade, como fruto da espiritualidade vivida, de renúncia e despojamento de si mesmo, em favor de toda a Igreja de Cristo. 
                                           Natal-RN, 14 de junh de 2012.
DOM JAIME VIEIRA ROCHA  - Arcebispo Metropolitano de Natal 


Apostolado da Oração em festa

Com o hasteamento da bandeira, foi dado início, nesta terça-feira(12), às 19:30 horas, ao tríduo do Sagrado Coração de Jesus, que recebeu os associados na igreja matriz do Bom Jesus dos Navegantes, tendo sido presidida pelo padre Josenildo Bezerra dos Santos.
Liturgicamente, o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus que, no universo cristão, é visto como fonte de amor misericordioso.
A solenidade será encerrada na sexta-feira(15), com celebração da santa missa e procissão.
Assim, diante das experiências tantas de desamor que vivemos e que vemos grassar desenfreadamente ao nosso redor, na forma de violências, intolerâncias, aviltamentos da dignidade humana, indiferenças, preconceitos, entre tantos outros, vale a reflexão, faz-se necessário a meditação sobre as potencialidades do amor, especialmente o amor que emana do Coração Sagrado de Cristo.
Se o amor dos homens de boa vontade já é capaz de grandes feitos e de ações santificadas, certamente, com a força do amor do Coração de Jesus, o ser humano será capaz de operar verdadeiros milagres em prol da paz e do bem-estar social
DIONE NASCIMENTO - repórter1501


Touros se prepara para Corpus Christi

Marcado por um dia de muita celebração para a Igreja Católica, os cristãos preparam-se para este encontro nesta quinta-feira(07).  
Na Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes e na Igreja de São Pedro, a programação será intensa, confira:
PROGRAMAÇÃO

O encerramento será após a procissão, com celebração da santa Missa.
Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo.  É uma festa Cristã, baseada em tradições católicas.  É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.  É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas,  atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”.   Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.    Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão, com tapetes de colorido vivo e desenhos inspiração religiosa.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501


Romaria "15 anos na Casa do pai"
 
A Magnificat Peregrinações, estará realizando a III Romaria, saindo de Touros, com destino ao Convento São Félix, no Pina, em Recife, para participarem dos festejos da Festa do saudoso "Apóstolo do Nordeste"  Frei Damião de Bozzano.
A Festa terá início dia 24 e se estenderá até 31 de maio, quando será celebrado 15 anos de morte do frade capuchinho.
Dia 27/05(domingo), às 9 horas, será apresentado a documentação para canonização e beatificação de Frei Damião,  que será proclamado santo nos altares da Igreja Católica.  A missa de envio está programada para seta-feira(26) às 19:30 horas, na Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes.
Os romeiros também visitarão o Santuário da Medalha Milagrosa, em Jaboatão e o Santuário de Frei Damião, em Guarabira.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501


São Miguel do Gostoso empossará novo pároco

O Município de São Miguel do Gostoso, receberá no próximo dia 21, às 19:30 horas, padre José Manuel da Silva, 49 anos.
Padre Manuel, será o segundo pároco, e assumirá a paróquia de São Miguel Arcanjo, na presença de Dom Jaime Vieira Rocha e de todos os católicos presente, em substituição ao padre Iranildo Augusto de Assis, que foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica.
Padre Manuel, é natural de Santa Cruz-RN, e nasceu no dia 17 de maio de 1962.  Foi ordenado padre em 29 de junho de 1991, em Natal-RN.
Pe. Manuel, é extremamente carismático, e deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Parnamirim, onde exercia a função de vigário, para administrar a paróquia de São Miguel Arcanjo, atendendo ao chamado de Dom Jaime.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501


Santuário de Touros recebe peregrinos

Nesta terça-feira, 1º de maio, a Paróquia de Touros receberá peregrinos vindo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará Mirim, com o propósito de participarem da Coroa do Bom Jesus dos Navegantes que acontece a partir das 9:30 horas, na Igreja Matriz. 
"Bom Jesus dos Navegantes, dos teus filhos protetor.
Sede meu advogado, na alegria ou na dor."
São os primeiros passos para a confirmação do Santuário, que está para ser edificado, nesta cidade.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501


Proposta para edificação do Santuário

O arquiteto Fábio Moura, encaminhou através de e-mail para a Paróquia de Touros, a primeira proposta para edificação do Santuário Bom Jesus dos Navegantes. 
A planta traz como base um barco, erguido em cimento armado, as margens da BR 101.   
Dentro da Barca, em concreto, seria edificado sanitários, museu e posto de atendimento.  As missas seriam ao ar livre, tendo como ponto de apoio a proa do barco.
A pedido do monsenhor Lucena Dias, Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, anunciou durante a missa de encerramento da Festa do Padroeiro/2011, dia 2 de janeiro de 2012, a possibilidade de Touros tornar-se no Santuário do Jesus dos Navegantes.
Desde então, a paróquia tem procurado ver as possibilidades para que o anúncio se concretize.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501